Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Espaço da Rede de Bibliotecas Escolares para difusão de projetos, eventos e ideias em torno da leitura, do livro, das literacias e dos novos ambientes digitais de informação e de aprendizagem.

Qui | 14.08.08

Bibliotecas entram na era do iPod

Um novo caminho para as bibliotecas?

Apareceram recentemente algumas notícias que dão conta de uma nova forma de funcionamento da biblioteca pública, recorrendo aos recursos da web 2.0 e abrindo novos caminhos ao papel das bibliotecas no futuro. Os factos ocorrem em bibliotecas americanas e, em síntese, são assim noticiados:

"Na esperança de atrair leitores, as bibliotecas expandiram imensamente as suas listas de livros, música e filmes em formato digital que podem ser importados pelos seus frequentadores para computadores ou aparelhos de MP3. E tudo isso a custo zero, o que difere, por exemplo, do conteúdo obtido a partir do iTunes, da Apple, ou da Amazon.com .
Em Phoenix, por exemplo, as bibliotecas da cidade uniram-se e criaram uma biblioteca digital que no momento tem cerca de 50 mil títulos de livros electrónicos, audiolivros, música e vídeos que podem ser obtidos, via Internet, de qualquer lugar.
Disponíveis em milhares de bibliotecas dos Estados Unidos, os programas funcionam assim: primeiro, é preciso um cartão de biblioteca e acesso à Web, e alguns softwares que podem ser importados facilmente -- Adobe Digital Editions, Mobipocket Reader ou OverDrive Media Console. Depois disso, basta visitar o site da biblioteca, selecionar alguns títulos, acrescentá-los ao cesto digital de livros e descarregá-los de seguida. Caso o título não esteja disponível, o nome pode ser arquivado para uma futura importação.
De acordo com a biblioteca e o título, o item continua no computador de uma a três semanas antes de desaparecer, o que significa que o utilizador não tem o trabalho de devolver o livro, CD ou DVD à biblioteca."
Texto adaptado a partir de um artigo de Paul Thomasch inserido no "Portal Exame"