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Blogue RBE

Ter | 17.06.25

Biblioteca Escolar… OLHARES

por Maria do Carmo Pereira, Diretora do AE Professor Abel Salazar - Guimarães

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«antes de ser “biblioteca”, a biblioteca é “escola” […] Sendo escola, a biblioteca deve ser simultaneamente dinamizadora e integradora das “agendas” da própria escola […] deve fazer parte do tecido da escola, servir as suas necessidades, aperceber-se das suas idiossincrasias, ser mais um instrumento de execução do seu Projeto Educativo.» (Rebelo, 2005)  

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Guimarães (AEPAS) assumem-se não apenas como um espaço físico de leitura e consulta, mas como um verdadeiro motor de dinamização pedagógica e cultural. Na biblioteca, todos têm atenção e apoio, todos têm livros, computadores, tablets, enfim, todos têm um mundo de oportunidades! As bibliotecas são, por isso, o ponto de partida para as múltiplas formas de crescer, o que sublinha a sua essência educativa e a sua missão integradora no contexto escolar. São, igualmente, espaços de inclusão, criatividade e cidadania: permitem o acesso equitativo ao conhecimento e fomentam valores como o respeito, a partilha e a responsabilidade.

Ciente da sua importância e da função que desempenham, importa alocar a estes espaços recursos humanos, com formação em áreas diferenciadas, de forma a permitir o desenvolvimento de projetos inovadores e, simultaneamente, transformadores por se integrarem na agenda e ethos da escola. Os constantes desafios que a Escola enfrenta têm, na Biblioteca Escolar, um parceiro privilegiado, porque «antes de ser “biblioteca”, a biblioteca é “escola”», ao ser escola, a biblioteca é um espaço vivo, integrador das diversas dimensões do currículo e um instrumento privilegiado de concretização do Projeto Educativo do Agrupamento. 

Exemplo disso são os diversos projetos que se encontram em desenvolvimento por iniciativa da Biblioteca Escolar do AEPAS, tendo como objetivo promover o gosto pela leitura, o desenvolvimento da(s) literacia(s) (leitura, informação científica, digital e mediática) e o pensamento crítico. De todos, destaco O Cientista vai à escola… em implementação na educação pré-escolar, que consiste numa abordagem lúdica das ciências experimentais, em contexto de sala de aula, a partir da leitura de textos de obras do PNL, de pequenas histórias ou momentos de aprendizagem, mas que na opinião dos intervenientes promovem os princípios básicos do projeto. As aprendizagens que as crianças realizam nestas circunstâncias decorrem principalmente da ação e da manipulação; o Projeto Musicar, em implementação no 1.º e 2.º anos de escolaridade e em articulação com a Subcoordenação de Educação Musical, que, em contexto escolar, promove o gosto e o estudo da música e da leitura, estimulando nos alunos o apreço pela expressão artística, pelo trabalho colaborativo e pelo desenvolvimento da sua desinibição; A Biblioteca bate à porta, Lê e dá a LER que assume um papel fundamental na promoção do prazer da leitura, ao aproximar, de forma envolvente, os livros dos alunos, incentivando a partilha, a curiosidade e o desenvolvimento de hábitos de leitura -  é, por isso, um convite mágico ao mundo dos livros, onde cada leitura abre janelas à imaginação e acende o brilho do saber nos olhos dos nossos alunos; os Clubes de Leitura, em implementação no 2.º e 3.º ciclos, espaços de partilha, reflexão e prazer pela leitura que promovem o pensamento crítico, a expressão oral e o envolvimento ativo dos alunos no universo literário; À conversa com… escritores, ilustradores e outros palestrantes que incentivam o diálogo, o pensamento crítico e o enriquecimento cultural dos nossos alunos.

E tantos outros exemplos dinamizados em articulação com as diferentes estruturas de orientação educativa para apoio ao desenvolvimento curricular…

O sucesso destas iniciativas assenta no envolvimento ativo da equipa e de toda a comunidade, que, em conjunto, transformam a biblioteca num espaço de partilha, aprendizagem e crescimento cultural, o que lhe confere centralidade no processo educativo.

Realço, ainda, o trabalho desenvolvido em colaboração com a Biblioteca Municipal e outras instituições em projetos concelhios (Instantes criativos; Convence-me, Festa da Leitura do Ave; Soletrar C,…), bem como o envolvimento e reconhecimento de projetos e candidaturas a nível nacional - aLer mais e melhor; bePlan23, 10 Minutos a Ler, (re)criar a BE, Clubes de Leitura nas Escolas (CLE),

Em suma, a Biblioteca Escolar veicula os valores defendidos pelo AEPAS. A valorização e o investimento na Biblioteca Escolar são decisivos para garantir uma educação de qualidade, equitativa e adaptada aos desafios do século XXI. A Biblioteca Escolar é uma celebração dos diferentes modos de ver, sentir e viver este espaço integrador. 

Quando olhamos a Biblioteca percebemos que nela cabem todos os mundos — o real e o imaginário, o passado e o futuro, o saber e o sentir. Cada olhar é um convite a viver a Biblioteca — e nela, a escola inteira.  

Maria do Carmo Pereira, Diretora
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Guimarães

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0

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