Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 19.01.24

Biblioteca Escolar – espaço de aprendizagem e colaboração

por Ana Rio, Diretora do AE de Loureiro, Oliveira de Azeméis

2024-01-19.png

A organização da Escola e dos tempos escolares está muito focada num currículo formal rígido, extenso e compartimentado, o que causa constrangimentos a todos os atores educativos. Alunos e professores vivem numa constante luta contra o tempo para fazer todas as aprendizagens, realizar todos os momentos de avaliação, obter bons resultados nas provas de avaliação externa.

O Agrupamento de Escolas de Loureiro identificou a Biblioteca como um vetor importante no desenvolvimento de políticas de autonomia e flexibilidade curricular que visam um currículo mais articulado e integrado. O nosso Projeto Educativo reconhece as bibliotecas escolares como polos de aglutinação, articulação e dinamização de diferentes tipos de iniciativas e identifica-as como oportunidades de integração de projetos desenvolvidos na escola nas atividades letivas. Neste documento de política educativa do agrupamento, considera-se que

 A biblioteca favorece a educação inclusiva e enriquece os contextos e as estratégias de ensino e de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das literacias essenciais ao exercício de uma cidadania plena.

Esse desígnio pressupõe a existência de uma liderança da Biblioteca que se caracteriza pelo dinamismo, que aposta na proximidade e que está articulada com a direção, com os líderes das estruturas de orientação educativa e com os coordenadores das escolas. O coordenador da Biblioteca é reconhecido por todas as crianças e alunos do agrupamento e os docentes das várias áreas disciplinares assumem-no como um parceiro no desenvolvimento dos seus projetos.

O contexto de trabalho que criámos para o coordenador da Biblioteca é de grande autonomia para desenvolver atividades que se articulam com as disciplinas e com os projetos e clubes do agrupamento. Da parte da direção há uma total abertura e espírito de apoio e colaboração.

A título de exemplo, apresentam-se algumas atividades que têm sido desenvolvidas:

  • Currículo, literacias e aprendizagens - trabalho desenvolvido com as turmas do 3.º ao 7.º ano de escolaridade, através de sessões de formação, especialmente em articulação com a Cidadania e Desenvolvimento nos seus vários domínios.

  • Leitura e escrita - trabalho desenvolvido com todos os níveis de ensino através dos projetos Hora do Conto, 10 Minutos a Ler, Clube de Leitura e sessões de escrita.

  • Projetos e parcerias - são lançados desafios oriundos de entidades externas para todos os níveis de ensino, sendo de destacar a colaboração regular dos docentes dos Departamentos de Primeiro Ciclo, Línguas, Expressões, Ciências Sociais e Humanas e Matemática e Ciências Este ano, destacam-se as iniciativas Concurso Interconcelhio de Leitura, Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, Campeonato PesquisOAz, Intercâmbio Internacional de Marcadores de Livros, Abril depois de Abril, Histórias da Ajudaris, Miúdos a Votos, 7 Dias com os Media e Media@ção.

Ana Rio
Diretora do AE de Loureiro, Oliveira de Azeméis

_____________________________________________________________________________________________________________________