Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 07.06.22

Biblioteca Escolar em articulação com o PNPSE

O exemplo do Agrupamento de Escolas de Arronches

2022-06-07.pngLeitura: 3 min

O objetivo de promover um ensino de qualidade para todos norteia o nosso propósito enquanto educadores. Deste modo, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade das escolas, surge o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), criado através da Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016, assumindo como princípio de orientação de base que são "as comunidades educativas quem melhor conhece os seus contextos, as dificuldades e potencialidades, sendo, por isso, quem está melhor preparado para encontrar soluções locais e conceber planos de ação estratégica, pensados ao nível de cada escola, com o objetivo de melhorar as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos."

Tendo em conta o papel das bibliotecas escolares no seio da comunidade escolar, estas são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias, cada vez mais decisivo para as aprendizagens e a capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente. Pelo que, desde o primeiro momento, a Rede de Bibliotecas Escolares assumiu o desafio de acompanhamento e monitorização de práticas realizadas pelas bibliotecas.

Assim, vejamos o caso do Agrupamento de Escolas de Arronches, onde a professora bibliotecária desenvolve o seu trabalho em estreita articulação com a Educadora Social.

O trabalho da Educadora Social, no Agrupamento de Arronches, abrange várias vertentes, destacando-se:

- o Programa Sentir@Ser, um programa de promoção de competências socioemocionais através da prática de Mindfulness destinado a todos os alunos do agrupamento;

- o Programa O.S. Luz+, um programa de primeiros socorros para crianças e jovens;

- o Projeto Medi@r – Construindo Pontes de Sorrisos, um programa de mediação de conflitos em contexto escolar; e diversas atividades como o concurso “Empreendedores da Poupança”, a dinâmica do “Dia Mundial de Combate ao Bullying”, o DAC “Como se sentem os idosos em Arronches?”;

- o projeto Academia Digital para Pais.

Para além destas atividades mais comunitárias, a Educadora Social realiza um trabalho mais individualizado com alunos sinalizados e agregados familiares identificados com necessidades a nível social.

A Biblioteca Escolar encarou estas práticas como um complemento para o desempenho da sua principal função: elevar o grau de literacia da comunidade educativa. Surgiram, desta forma, diversas atividades de articulação, continuadas no tempo e destinadas a diferentes públicos. Pelo seu impacto, destacamos as seguintes:

- Clube CriAtiva-Te nasceu no âmbito da participação da professora bibliotecária e da educadora social na formação CriAtividade, realizada no TorranCenter, que promove o desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação, entre outras competências fulcrais para o sucesso no século XXI. Neste clube, os alunos participaram no desafio repórter XS, promovido pela RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e o programa ZIG ZAG da RTP 2 (Rádio Televisão Portuguesa), o qual tem como objetivos promover a leitura, a escrita e o sentido crítico, com recurso aos media, tendo Agrupamento de Escolas Arronches sido reconhecido pela reportagem CriAtiva-Te XS.

- Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, onde foram produzidos vídeos de dramatizações de poemas do património oral; um RAP de um poema de Eugénio de Andrade; simetrias poéticas; intercâmbio escolar, com elaboração/ ilustração de postais e declamação de poemas em videochamada. Todas estas atividades foram realizadas em articulação, também, com o Plano Nacional das Artes.

- Semana da Leitura e da Família, durante a qual foram realizados filmes com dramatizações e declamações de poemas, pelos diferentes anos de escolaridade. Também os alunos do Clube Criativa-te participaram nesta semana com a atividade «O CriAtiva-Te vai às salas», onde leram, para os colegas de 1.º ciclo, histórias sobre a família.

2022-06-07.jpg

Articulação, parceria, cooperação são as peças fulcrais deste tipo de trabalho, onde o sucesso escolar e o bem-estar pessoal, social e emocional andam lado a lado.

_____________________________________________________________________________________________________________________