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Blogue RBE

Ter | 07.01.25

Biblioteca Escolar D. Maria II: Um Espaço que se reveste de modernidade

por Maria José Gonçalves Fonseca Pereira, Professora Bibliotecária, AE D. Maria ll, V. N.Famalicão

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O ecossistema educativo é um espaço vivo, onde a aprendizagem transcende os limites da sala de aula, envolvendo múltiplos atores e cenários. Nesse contexto, a biblioteca escolar emerge como um elemento essencial, com um papel transformador na promoção de novos percursos de aprendizagem.

A biblioteca D. Maria II, após um processo de revitalização e modernização, com o apoio da direção e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), através da candidatura ao “(re)criar a biblioteca”, destaca-se como um centro dinâmico e multifuncional. Com um ambiente renovado reflete mudança, criatividade e abertura para experiências educativas diversificadas.

Enquanto espaço em constante transformação, verifica-se que a presença diária de alunos afirma a sua relevância contínua. Mais do que um lugar de consulta, configura-se como um palco para atividades integradoras entre professores e alunos. Adaptada às variadas demandas do ecossistema educativo, consolidando-se como um ambiente que promove não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências criativas e tecnológicas. O envolvimento dos alunos no enriquecimento de um fundo documental diversificado, sugerindo títulos que correspondem aos seus interesses, reforça uma relação de pertença e estimula a leitura. Além disso, responde a múltiplas funções: estudo individual e em grupo, pesquisa, realização de trabalhos escolares, exibição de filmes, participação em clubes, aulas de apoio e até o uso responsável de dispositivos móveis. Esta versatilidade demonstra um contributo, profundamente relevante, na integração de novas dinâmicas de aprendizagem equitativa e inclusiva.

No que toca à inovação e integração de outras competências, a biblioteca D. Maria II também se destaca por ser um serviço multimodal: projetos, palestras, concursos e exposições que promovem, não apenas o saber convencional, mas também as competências essenciais, como a literacia digital, dos média, fílmica e informacional. Eventos como encontros com escritores, feiras do livro e iniciativas, associadas a diferentes projetos e parcerias, proporcionam aos alunos a oportunidade de expressarem as suas opiniões, defenderem ideias e desenvolverem habilidades críticas e democráticas.

Se por um lado a educação para o digital, promotora de uma cidadania consciente, posiciona a biblioteca num patamar crucial na formação de cidadãos digitais responsáveis, onde os alunos são orientados a usar os dispositivos móveis, em particular o smartphone, de maneira equilibrada e ética. Por outro lado, o compromisso com a formação integral decorre do trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e a comunidade educativa refletindo um posicionamento atento num processo iterativo de construção coletiva. Cada atividade realizada não enriquece apenas os alunos, mas também reafirma a missão dinâmica e transformadora, comprometida com a formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do conhecimento.

A narrativa estaria incompleta sem expressar a minha gratidão às assistentes operacionais, à equipa da biblioteca, aos professores que colaboram ativamente, à direção e aos meus colegas bibliotecários.

Juntos, somos muito mais do que as palavras podem descrever. 

Agradeço à RBE e ao meu Coordenador, a oportunidade de partilhar este breve registo.

Boas Festas!


Maria José Gonçalves Fonseca Pereira
Professora Bibliotecária
Agrupamento de Escolas D. Maria ll, V. N.Famalicão

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  1. Qualquer semelhança entre o título desta rubrica e a obra Retalhos da vida de um médico, não é pura coincidência; é uma vénia a Fernando Namora.
  2. Esta rubrica visa apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.
  3. Se é professor bibliotecário e gostaria de partilhar um “retalho”, poderá fazê-lo, submetendo este formulário.

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0