Biblioteca e saúde mental: 8 sugestões
Hoje é Dia Mundial da Saúde Mental, uma efeméride que visa aumentar a consciencialização sobre os problemas de saúde mental em todo o mundo e mobilizar esforços para o apoio à saúde mental.
Este Dia oferece uma oportunidade para todas as partes interessadas que trabalham com questões de saúde mental falarem sobre seu trabalho e refletirem sobre o que tem de ser feito para tornar o apoio à saúde mental uma realidade para as pessoas em todo o mundo.
Articulando-se com os serviços de psicologia e orientação das escolas, as bibliotecas escolares podem desempenhar um papel relevante na promoção da saúde mental dos alunos, proporcionando atividades que contribuam para o seu bem-estar socioemocional e mental:
1. Rodas de Leitura
Rodas de leitura, reflexão e discussão, focadas em livros que abordam temas como a autoestima, a empatia, a superação de desafios e o autoconhecimento podem ajudar os alunos a identificarem-se com personagens e situações, promovendo reflexão e resiliência emocional.
2. Oficinas de Escrita Criativa e Expressão
Oficinas que incentivem os alunos a expressarem os seus sentimentos e as suas emoções através da escrita criativa (poesia, contos…) podem ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade.
3. Palestras e Workshops
Convidar psicólogos ou especialistas para falar sobre saúde mental, stress, ansiedade, bullying e autocuidado pode ajudar os alunos a reconhecerem sinais de alerta e procurarem ajuda.
4. Diário de Emoções
Incentivar os alunos a manterem diários de emoções, onde possam escrever ou desenhar sobre seus sentimentos, pode ajudar a desenvolver a autorreflexão e a regulação emocional.
5. Jogos de Tabuleiro e Atividades Lúdicas
Disponibilizar jogos de tabuleiro ou atividades lúdicas colaborativas na biblioteca, sem recurso a ecrãs, pode ser uma forma descontraída de promover interações sociais saudáveis, reduzir a ansiedade e estimular o trabalho em equipa.
6. Programas de Mentoria ou Apoio entre Pares
Criar programas em que os alunos mais velhos possam atuar como mentores de alunos mais novos, oferecendo apoio emocional pode contribuir para criar um ambiente escolar mais acolhedor e menos solitário.
7. Murais de emoções e reflexões
Disponibilizar periodicamente um mural (por exemplo, um papel de cenário que ocupa toda uma parede) onde os alunos possam escrever ou desenhar sobre os seus sentimentos pode criar um espaço de partilha seguro e ajudar a identificar alunos que precisem de apoio.
8. Grupos de discussão sobre filmes e documentários
Organizar sessões de cinema ou exibição de documentários que abordem temas relacionados com a saúde mental, seguidos de discussões em grupo pode ser uma forma leve e envolvente de falar sobre questões emocionais importantes. As discussões também podem partir, por exemplo, de pequenos vídeos de animação.
Todas estas atividades concorrem para criar um ambiente seguro, acolhedor e proativo, onde os alunos se sintam confortáveis, além de contribuírem para o seu bem-estar socioemocional e um ambiente escolar mais positivo e saudável.
Na sua escola, tem alguma outra prática de sucesso? Partilhe com a comunidade RBE em comentário.
__________________________________________________
📷 Imagem criada com https://www.canva.com/