Assistentes de Biblioteca Escolar em Vila Real de Santo António: um exemplo a destacar
O Município de Vila Real de Santo António e as Direções dos Agrupamentos de Escolas D. José I e de Vila Real de Santo António têm feito um esforço meritório, nos últimos anos, para manterem a afetação de recursos humanos às bibliotecas escolares.
Nas seis Bibliotecas Escolares deste concelho estão em exercício oito assistentes, das quais quatro são assistentes técnicas, colocadas pelo município, e as restantes são operacionais, colocadas quer pela autarquia, quer pelas direções dos agrupamentos.
A sua formação é diversificada: Técnico de Biblioteca e Documentação – BAD, Informática, Técnicas de Tratamento Documental e Arquivo, Relações Humanas, Animação da Biblioteca Escolar e Atendimento, promovida pela Biblioteca Municipal e pelos Agrupamentos.
As assistentes permitem manter as bibliotecas abertas a tempo inteiro e, por vezes, ininterruptamente das 8h às 18h, todos os dias da semana, durante o período letivo. Para além de garantirem o funcionamento, o atendimento e o apoio aos utilizadores, são ainda responsáveis pelo tratamento documental e colaboram com os professores bibliotecários na concretização do Plano anual de Atividades da Biblioteca Escolar.
Considerando a especificidade do trabalho que realizam, nomeadamente ao nível do tratamento e gestão documental, a Biblioteca Municipal tem facultado apoio e formação especializada para o desempenho de funções nas bibliotecas escolares, sempre que um novo elemento é colocado e quando o serviço assim o exige.
Em 2020-2021, a formação incidiu, essencialmente, na área das ferramentas digitais de comunicação e em gestão documental com o Biblionet; em 2021-2022 abrangeu a produção de conteúdos digitais, áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento dos serviços das bibliotecas escolares. Dado o investimento em formação e qualificação destes recursos humanos, procura-se que a sua afetação às bibliotecas seja permanente e de continuidade.
A permanência dos recursos humanos afetos às bibliotecas é essencial, pelo conhecimento adquirido, pelo investimento que é feito na sua formação e pela especificidade do trabalho desenvolvido nestes serviços. O executivo municipal e as direções dos agrupamentos de escolas do concelho têm tido nos últimos anos essa preocupação.
Assunção Constantino, Bibliotecária
Biblioteca Municipal Vicente Campinas
Vila Real de Santo António