As práticas de conhecimento estão a mudar
Relatório de tendências da IFLA 2024
Este é o segundo de um conjunto de artigos que procurará divulgar e refletir sobre o Relatório de Tendências da IFLA 2024. [1]
Este relatório procura fornecer as ferramentas, as estruturas, a inspiração e a energia necessárias para que as bibliotecas e os profissionais da informação enfrentem o futuro com otimismo. Apresenta sete tendências. Hoje dedicamo-nos à tendência 1.
As práticas de conhecimento estão a mudar e isso conduz a que o futuro reserve oportunidades e desafios para melhorar a equidade nos sistemas de conhecimento.
Esta tendência aborda questões sobre o que consideramos como conhecimento, a procura de vozes mais diversificadas e a crescente consciencialização da desinformação.
Oportunidades
- Sistemas de conhecimento mais equitativos e inclusivos.
- Maior acesso a mais informações graças à tecnologia.
- Novas formas de comunicação, como o vídeo de curta duração e a narração de dados.
Desafios
- A difusão da desinformação.
- A informação está a ficar isolada nas plataformas dos meios de comunicação digitais.
- Excesso de regulamentação dos ambientes de informação.
Desenvolvimento
- As plataformas dos meios de comunicação digitais, incluindo as redes sociais, alteraram significativamente o panorama da informação. Estas plataformas são agora um balcão único para entretenimento, notícias, atualizações da comunidade, ligações com amigos e família, criação de conteúdos e compra e venda.
- Em todo o mundo, os países e as comunidades estão a reconhecer a necessidade de dar palco às vozes diversas e marginalizadas em áreas que vão desde o entretenimento e a narração de histórias à elaboração de políticas e tomada de decisões.
- A existência de plataformas abertas para a criação e partilha de conhecimentos nem sempre privilegia as vozes marginalizadas e pode ter, e tem tido, a consequência não intencional de privilegiar as estruturas de poder do conhecimento e da informação já existentes.
- Um desafio persistente no panorama da informação é a desinformação e o seu impacto. As redes sociais e as plataformas dos meios de comunicação digitais foram concebidas para captarem a nossa atenção e o nosso tempo e permitem-nos partilhar facilmente conteúdos. A resposta à desinformação nestas plataformas exigirá abordagens técnicas e socioculturais.
- Os ataques ao consenso científico ameaçam a confiança do público em informações, conselhos e políticas baseados em evidências.
- A desinformação e as informações incorretas aliadas a um ecossistema noticioso em declínio, exigem que os governos democráticos trabalhem mais do que nunca para manterem a confiança necessária ao funcionamento de uma democracia.
- À medida que os governos de todo o mundo se debatem com a regulamentação das plataformas digitais e das redes sociais, o exagero é uma ameaça potencial quando os governos procuram regulamentar as tecnologias existentes e emergentes.
- Os dados que são recolhidos sobre nós são frequentemente utilizados para adaptar as nossas experiências em linha e fora de linha. No entanto, a segmentação das informações pode limitar potencialmente a nossa interação casual com outras informações e conteúdos.
- Os vídeos de curta duração mudaram o panorama das redes sociais, graças ao TikTok, Snapchat, WhatsApp e WeChat. Não há nenhum tema, desde finanças a dicas de Excel e justiça social, que seja demasiado complexo para ser condensado num conteúdo de vídeo conciso; o contacto com a informação através de vídeos de curta duração irá alterar a interação com a informação.
Perguntas
- Quão diversificado é o serviço da sua biblioteca?
- Como é que personaliza os seus serviços de biblioteca? Quais são as implicações dessa personalização?
- Como é que pode desenvolver competências na sua comunidade para combater a desinformação?
- Como é que utiliza pequenos vídeos para envolver as pessoas com a informação da biblioteca?
Referência
- IFLA (2024). Trend Report 2024. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/ifla-trend-report-2024.pdf
- 📷Trend Report 2024
Relatórios de tendências da IFLA no Blogue RBE:
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Relatório de tendências da IFLA 2024
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Relatório de tendências da IFLA 2023
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Relatório de tendências da IFLA 2022
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Relatório de tendências da IFLA 2021