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Blogue RBE

Qui | 12.12.24

As competências estão a tornar-se mais complexas

Relatório de tendências da IFLA 2024

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Este é o quinto de um conjunto de artigos que divulga e reflete sobre O Relatório de Tendências da IFLA 2024.[1]
Este relatório procura fornecer as ferramentas, as estruturas, a inspiração e a energia necessárias para que as bibliotecas e os profissionais da informação enfrentem o futuro com otimismo. Apresenta sete tendências. Hoje dedicamo-nos à tendência 4.

As pessoas vão precisar de competências práticas, críticas e digitais para prosperarem

À medida que as sociedades se tornam mais complexas devido ao impacto das tecnologias digitais, as pessoas precisam de desenvolver competências práticas para utilizar dispositivos, software e sistemas, bem como competências críticas e criativas para navegarem e beneficiarem dos ambientes informacionais e mediáticos.

Investimentos em competências podem ajudar as sociedades a antecipar situações adversas, promovendo a sustentabilidade ambiental e tecnologias digitais centradas no ser humano. Entre 2019 e 2030, projeta-se um aumento na procura por competências relacionadas com a interação com computadores, pensamento criativo, análise de dados e comunicação externa. Estas competências não são necessárias apenas para o trabalho, são também essenciais para o bem-estar e a segurança geral das pessoas.

Oportunidades

  • Desenvolvimento de aptidões e competências digitais para prosperar na economia digital 
  • Aumento da literacia mediática, resultando em comunidades informadas, criativas e resistentes
  • Melhoria da segurança em linha

Desafios

  • Escassez global de talentos
  • As fraudes penalizam ainda mais as pessoas sem qualificações

Desenvolvimento

  • Existe uma escassez global de talentos e uma procura crescente de aptidões e competências digitais.
    A procura por competências digitais está a crescer em várias profissões e não apenas nas tecnológicas. Espera-se uma redução global de 14 milhões de empregos nos próximos cinco anos devido à transformação do mercado de trabalho.
    Há escassez de competências digitais para a nova economia digital, exigindo melhorias nas literacias dos trabalhadores atuais e a preparação dos jovens para o futuro.
    Empresas e bibliotecas terão um papel crucial na formação, abordando desafios como o impacto da IA nos empregos e a necessidade de pensamento crítico, criativo e colaborativo.

  • A literacia informacional e mediática beneficia os indivíduos e as comunidades
    A capacidade de avaliar criticamente conteúdos em diversos media é essencial num contexto de ausência de notícias locais, desconfiança no governo e aumento de deepfakes, que exigem o desenvolvimento de competências para navegar no complexo panorama global de informação e criar comunidades informadas e resilientes.
    Governos e instituições reconhecem a necessidade de abordagens colaborativas para combater a desinformação, integrando literacia mediática, informacional e competências digitais.
    A OCDE defende um ecossistema informativo resiliente, envolvendo sociedade civil, media e comunicação governamental centrada nos cidadãos, enquanto os especialistas destacam a importância de desafiar estereótipos, fortalecer a inteligência humana e desenvolver ferramentas e sistemas digitais que garantam informações verificadas, acessíveis e atualizadas, capacitando cidadãos e profissionais para enfrentarem estes desafios.

  • A informação e as competências digitais melhoram a segurança
    Com o aumento da partilha de dados, a segurança torna-se uma preocupação urgente, com esquemas fraudulentos cada vez mais sofisticados, globais e direcionados, afetando especialmente grupos vulneráveis.
    Muitos crimes não são reportados por vergonha das vítimas e o avanço da IA reforça a necessidade de as organizações e os indivíduos desenvolverem capacidades digitais para identificarem fraudes e ameaças.
    Além disso, é essencial combinar abordagens técnicas e regulamentares com literacias digitais, mediáticas e informacionais para proteger os mais vulneráveis e garantir uma participação segura online.

Questões a ter em conta

  • A Australian Media Literacy Alliance observa que “museus, arquivos, bibliotecas, organismos públicos de radiodifusão, escolas e universidades já desempenham um papel significativo no apoio à literacia mediática e têm-no feito há décadas”.
  • A UNESCO afirma que “a literacia da informação e a aprendizagem ao longo da vida têm sido descritas como os faróis da sociedade da informação, iluminando os caminhos para o desenvolvimento, a prosperidade e a liberdade”.

Perguntas

  • Qual é o papel das bibliotecas na identificação e abordagem das lacunas destas competências emergentes nas comunidades?
  • Que desenvolvimento profissional é que as bibliotecas precisam de oferecer aos seus funcionários?
  • A literacia mediática e da informação oferece de facto uma solução para os riscos e agressões online?

Referência
IFLA (2024). Trend Report 2024. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/ifla-trend-report-2024.pdf  
📷Trend Report 2024

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Relatórios de tendências da IFLA no Blogue RBE

 

 

Relatório de tendências da IFLA 2024

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A verdade está a ser renegociada

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Relatório de tendências da IFLA 2023

 

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Relatório de tendências da IFLA 2022

 

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Relatório de tendências da IFLA 2021

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0