«As bibliotecas escolares são espaços mágicos»
por Luísa Maria Monteiro Rodrigues Sousa Dias, Diretora do AE Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso
A Missão da Escola cumpre-se através de uma panóplia de recursos que complementam o currículo, sem os quais o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no PASEO ficaria seriamente comprometido.
Do leque de recursos de que a Escola dispõe, desde os recursos humanos aos materiais, sobressai um recurso que, por aglutinar as duas áreas, deve ser reconhecido como de especial importância para a prossecução dos objetivos que orientam a Educação.
As Bibliotecas Escolares são, inquestionavelmente, a retaguarda do trabalho que desenvolvemos, em prol da formação plena dos nossos alunos, permitindo que se “construam” como Pessoas que, acreditamos, darão um forte contributo para que se realizem as mudanças estruturais de que a sociedade tanto necessita.
Ao referir-se que “ As bibliotecas são um espaço aberto e acolhedor para todos os alunos”, “ ... contribuindo para a formação de leitores competentes e críticos.” é imperioso clarificar o alcance destas afirmações, tendo em conta que, com o decorrer sos anos, as Bibliotecas Escolares foram chamadas a participar, ativamente, no desenvolvimento de competências que excedem os objetivos subjacentes à sua criação, sem, no entanto, os descurarem.
Através do desenvolvimento de competências leitoras e do espírito crítico, as Bibliotecas Escolares são, hoje, um recurso de primordial importância, a que acresce, não esqueçamos, o seu papel enquanto parceiros ativos no cumprimento dos objetivos que sustentam os Planos Anuais de Atividades das Escolas, planos esses que operacionalizam os seus Projetos Educativos.
Mais do que espaços abertos e acolhedores, as Bibliotecas Escolares são espaços mágicos, onde tudo pode acontecer, sobretudo quando são orientadas por gente com uma enorme capacidade de sonhar formas de desenvolver a capacidade de sermos livres, através de dinâmicas centradas no livro e na leitura.
As Bibliotecas Escolares desempenham um papel ativo para a sustentabilidade de uma Escola de sucesso, razão pela qual será sempre limitado qualquer investimento na sua qualificação, enquanto instrumento ao serviço do desenvolvimento de uma sociedade democrática.
Luísa Maria Monteiro Rodrigues Sousa Dias
Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso