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Blogue RBE

Ter | 17.05.22

As Bibliotecas Escolares do Algarve e os desafios da Autonomia e Flexibilidade Curricular

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Leitura: 4min |

O desafio curricular atual, por força do decreto nº 55/2018, convocou, desde o primeiro momento, a Rede de Bibliotecas Escolares para o desafio de acompanhamento e monitorização de práticas realizadas pelas bibliotecas no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Dado que as Bibliotecas Escolares integram espaços multifuncionais com vista à flexibilização e ao reforço das áreas de criação de conhecimento e de trabalho em equipa, apresentam-se como uma mais-valia ao serviço da escola. Para além disso, os serviços pedagógicos que desenvolvem:

- privilegiam o trabalho colaborativo entre docentes;

- promovem a diversidade de estilos de aprendizagem, reforçando a sua natureza transdisciplinar;

- preconizam uma articulação horizontal do currículo;

- dão acesso a uma vasta gama de recursos educativos de qualidade (analógicos e digitais), fomentando o uso das TIC;

- organizam e gerem de modo flexível espaços de aprendizagem (makerspaces);

- dinamizam práticas educativas diversificadas e originais, acessíveis a todos (inclusão) e suportadas por informação íntegra e fidedigna;

- educam para um conjunto de valores e de atitudes considerados indispensáveis ao exercício da cidadania;

- criam ambientes potenciadores da curiosidade intelectual (arte, multiculturalidade, STEAM…);

- fomentam uma utilização crítica de diversas fontes, através de atividades de pesquisa, avaliação, reflexão e mobilização crítica e autónoma da informação;

- contribuem para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória.

Todos os aspetos mencionados são coincidentes com as linhas orientadoras da Autonomia e Flexibilidade Curricular e permitem-nos perceber a importância que o referencial  Aprender com a Biblioteca Escolar poderá desempenhar na implementação desse processo.

Atendendo ao trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do Algarve, neste âmbito, a equipa regional da Autonomia e Flexibilidade Curricular contactou as Coordenadoras Interconcelhias no sentido de organizarem em parceria um encontro de rede dedicado ao tema Bibliotecas Escolares e a Articulação interdisciplinar. Para essa sessão, realizada a 23 de março de 2022, a distância, foram convidadas todas as escolas do Algarve e respetivas lideranças, tendo sido destacadas as seguintes práticas de referência:

  

- Albufeira- AE de Ferreiras- Escola Básica Diamantina NegrãoNavegar com a Biblioteca Escolar

O projeto interdisciplinar «Navegar com a Biblioteca Escolar», no âmbito da comemoração do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, foi promovido pela Biblioteca Escolar em articulação com as disciplinas de Português, Físico- química e Cidadania e Desenvolvimento.

Foi planificado com base no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (Literacias da Leitura e da Informação). Na sua operacionalização foram explorados tutorias, e realizadas atividades de leitura,  produção escrita, literacia da informação (pesquisa e tratamento da informação) e produção de vídeos, com recurso a ferramentas digitais. https://view.genial.ly/5ede59450be7890d8715b452/guide-projeto-navegar-com-a-biblioteca-escolar

 

- Loulé- AE Padre Cabanita- Escola Básica Sebastião Teixeira – Salir – Projeto Three4climate

O Three4climate é um projeto que tem como objetivo desenvolver atividades por forma a sensibilizar a comunidade educativa para as questões climáticas e para as possibilidades de um futuro com carbono zero.

Trata-se de um projeto internacional, articulado com os Ministérios da Educação e do Ambiente, durante a presidência tripartida europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia).

Envolve a Biblioteca Escolar e diferentes disciplinas (Educação Física, Cidadania, Português, Ciências Naturais, Educação Musical, Matemática, Geografia e Inglês) e todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao 3.º ciclo). http://bibcabanita.blogspot.com/2022/03/bibliotecas-escolares-e-articulacao.html

 

- Monchique – AE de Monchique – Escola EB Manuel do Nascimento- Ler+ com História e Expressão

O projeto “Ler com História e Expressão”, desenvolvido nos últimos anos letivos, centrou-se na leitura e análise de obras associadas à temática do Holocausto. Tratou-se de um projeto interdisciplinar que envolveu alunos do 9º ano, contou com a participação das disciplinas de Educação Visual, História e Português, em articulação com a biblioteca escolar, e teve como parceiro externo o “Jornal de Monchique”.

Com o objetivo de levar os alunos à apropriação da funções da linguagem escrita e de motivá-los para a construção de textos, a partir das leituras realizadas, foram produzidos trabalhos individuais que foram divulgados no blog da Biblioteca e no “Jornal de Monchique” (cartas, recensões críticas, textos de opinião, resenhas históricas,etc.). Para além de incentivar nos alunos o prazer de ler e desenvolver a expressão escrita, procurou-se igualmente sensibilizá-los, através do estudo do nazismo, para temas tão delicados e atuais como o racismo, a xenofobia e a violência entre povos. https://bityli.com/qdxRdT

Para além desta sessão, as Coordenadoras Interconcelhias do Algarve desenvolveram, nos últimos anos, várias iniciativas, entre as quais Ações de formação de Curta Duração (ACD) em vários concelhos, para enquadramento da temática, apoio no terreno à implementação de projetos interdisciplinares e outros, recolha de boas práticas e articulação com as embaixadoras da Autonomia e Flexibilidade Curricular nos Centros de Formação de Associações de Escolas.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0