As bibliotecas escolares do AE Dr. Serafim Leite no contexto do PADDE
Em 2020, o Plano de Ação para a Transição Digital (PADDE) veio abrir caminho para que as escolas refletissem sobre si mesmas e sobre os alunos que atualmente frequentam a escolaridade obrigatória.
Quando todos tivemos que ficar em confinamento, a forma expedita e competente com que se encontraram caminhos, se partilharam os mesmos e, colaborativamente, se articularam soluções digitais, para continuar os processos de ensino e aprendizagem a distância, foi de tal forma enriquecedora que, na visão das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), todo esse trabalho deveria ser tratado e disponibilizado no seu sítio na internet. A direção do AESL considerou relevante, tendo incorporado no PADDE do AESL o repositório dos recursos educativos digitais criado em articulação estreita com esta Biblioteca Escolar.
As áreas de intervenção da BE no PADDE do AESL são cinco:
- Apoio à Aprendizagem;
- Atividades com recurso ao digital;
- Literacia da Informação;
- Propriedade Intelectual;
- Segurança em ambientes online.
Para tal, delineámos objetivos de intervenção muito claros e mensuráveis:
1. Criação de uma área, no sítio da Biblioteca na internet, onde conste uma seleção de pelo menos um sítio fiável de acesso à informação, por grupo disciplinar;
2. Criação de um banco de recursos digitais, no sítio da Biblioteca na internet, criados pelos docentes do AESL, onde conste 1 conteúdo por cada ano/disciplina;
3. Promoção de 1 sessão, por turma, do 5.º ao 12.º ano, de sensibilização para a problemática da literacia da informação, com enfoque para o respeito da propriedade intelectual e segurança em ambientes online;
4. Promoção de 1 atividade, em parceria com as estruturas internas e ou com entidades externas, que envolvam recurso ao digital, em cada turma do 2.º ao 12.º ano.
Que caminho já fizemos?
1. No sítio na internet da Biblioteca Escolar foi criado um menu “Apoio à Aprendizagem” com submenus organizados por ciclos de ensino/disciplinas. Desta forma, os utilizadores podem facilmente aceder aos conteúdos de acordo com as suas necessidades.
2. Para alimentar a estrutura criada e dando cumprimento ao PADDE da BE, foi sensibilizado o Conselho Pedagógico para a importância da partilha de documentos e da curadoria, com repercussão nos departamentos. A biblioteca participou no encontro anual de professores com esta temática, foi desenvolvida uma ação de curta duração (ACD) no mesmo âmbito (“Sabias que a biblioteca partilha o sol e a chuva, o protetor solar e o guarda-chuva?”) para apoio aos professores na cedência de conteúdos digitais, construídos pelos próprios, recorrendo, para tal, aos guiões de orientação da informação a registar, criados pela biblioteca escolar.
3. Foi, ainda, trabalhada a importância de respeitar os direitos de autor e as licenças de utilização de conteúdos de autor, junto dos docentes e dos alunos. Para os docentes, foi dinamizada uma Ação de Curta Duração pela coordenadora interconcelhia (“Direitos de Autor: Conhecemos? Respeitamos? Fazemos cumprir?”). Para os alunos, foram realizadas sessões de exploração da informação, com recurso às propostas do projeto “Brain Ideas” da DecoJovem.
4. Por fim, a BE promoveu e continua a promover, com os alunos, a realização de projetos, internos e externos, recorrendo ao digital.
O que (ainda) não conseguimos fazer?
A disponibilização de recursos educativos digitais traz aos professores um sentimento de insegurança quanto à qualidade dos conteúdos que produzem, pelo que, ainda existe alguma timidez em relação a essa disponibilização. Para que os professores se sintam mais seguros, a Biblioteca Escolar tem prestado apoio, motivado e encorajado os docentes a disponibilizar e/ou criar recursos educativos digitais. Por outro lado, a Biblioteca Escolar disponibiliza formação e apoio constante na área dos direitos de autor e de licenciamento de conteúdos.
Acreditamos que os interesses dos nossos alunos passam pela utilização de conteúdos e dispositivos digitais e nós, biblioteca escolar, queremos ir ao encontro deles. Queremos que estejam motivados e que aprendam em ambientes estimulantes nos quais se sintam confortáveis.
Os nossos alunos e os nossos professores sabem que podem contar SEMPRE com a sua Biblioteca Escolar.