Articulação Centro de Formação Ria Formosa e Rede de Bibliotecas Escolares: sucesso e cooperação
por Maria Eugénia Coelho Baptista de Jesus, Diretora do CFAE
Como Diretora do Centro de Formação Ria Formosa, é com grande entusiasmo que me dirijo a vós para abordar a temática da articulação entre este CFAE e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Acredito convictamente que esta união de esforços representa um passo crucial na promoção da leitura e no aperfeiçoamento das competências dos nossos docentes, pilares fundamentais para a qualidade da educação.
a) O Papel Essencial da Leitura na Educação - A leitura é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano, abrindo horizontes, expandindo conhecimentos e fomentando o pensamento crítico. No contexto educacional, assume um papel ainda mais relevante, sendo imprescindível para o sucesso dos alunos em todas as áreas do saber.
b) A RBE: Um Parceiro Incomparável - A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) destaca-se como um parceiro incomparável na promoção da leitura, com atividades dinâmicas e motivadoras, contribuindo para despertar o gosto pela leitura nos alunos, desde tenra idade.
c) O Centro de Formação Ria Formosa: Impulsionando Competências Docentes - O CFAE Ria Formosa assume um papel crucial na formação contínua de docentes, capacitando-os para serem agentes multiplicadores da cultura da leitura e de outras literacias. Através de cursos, workshops e palestras, o Centro oferece aos professores ferramentas e estratégias para incentivar a leitura em sala de aula e promover no alunos o desenvolvimento das literacias.
d) A Articulação: Uma Força Incomparável - A articulação entre o Centro de Formação Ria Formosa e a RBE representa uma enorme força. Através da troca de conhecimentos, experiências e boas práticas, ambas as instituições podem alcançar resultados ainda mais significativos e proporcionar diversos benefícios, desenvolver competências dos docentes e formar cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Outras dimensões da formação como a presença em linha, a avaliação, o marketing digital no contexto das bibliotecas escolares, e também em áreas ligadas à literacia da informação, dos media e à cidadania, (nomeadamente Creative Commons, Cidadania Digital, Cidadania democrática em contexto de biblioteca escolar, entre outras), evidenciam como juntos somos capazes de capacitar os professores para que estes possam ajudar os alunos no acesso e no uso responsável e crítico da informação.
Maria Eugénia Coelho Baptista de Jesus
Diretora do CFAE Ria Formosa