Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 25.05.22

ArtEscrit@: A arte e a escrita com a biblioteca escolar

2022-05-25.png

Leitura: 2 min. |

Na semana proclamada pela UNESCO como a Semana Internacional de Educação Artística (4.ª semana de maio), apresentamos ArtEscrit@, um projeto das Bibliotecas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas André Soares, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da candidatura “Ideias com Mérito” que articula a sua ação com o Plano Nacional das Artes do Agrupamento.

O projeto ArtEscrit@ desenvolveu-se, em 2020/ 2021 em todas as turmas de 3º ano e em 2021/ 2022 desenvolve-se nas mesmas turmas, agora no 4.º ano. Pretende-se envolver os alunos no conhecimento do património artístico, no sentido estético, por via da produção e comunicação escrita.

O projeto contempla as vertentes artísticas - arquitetura, pintura, dança, música, teatro e literatura, em articulação com o Plano das Artes e com as disciplinas de Português, Cidadania e Expressões.

Em cada período escolar é trabalhada uma forma de arte, na hora semanal da turma, na biblioteca com o professor bibliotecário, mas também em sala de aula com o professor titular de turma para a produção escrita.

A estratégia de ação do projeto é sustentada na vivência artística, como tema gerenciador e motivador para, conhecendo e trabalhando o sentido estético, culminar no desenvolvimento de atividades diversificadas relacionadas com a escrita de textos. Nesta ação de escrita, os alunos realizam pesquisas orientadas para recolher informação relacionada com a vivência artística realizada, transformam esse produto em texto informativo/ narrativo e, numa fase posterior, usando ferramentas digitais, rescrevem o texto, que é publicado/divulgado no site do projeto. Este ato de escrita apela também à criatividade e recurso à intertextualidade. São usadas metodologias em que os alunos assumem uma participação ativa, sendo construtores de conhecimento, usando como estratégia o trabalho individual, mas também o trabalho a pares e de grupo, numa lógica de trabalho colaborativo.

Estas ações, desenvolvidas no âmbito do projeto, têm proporcionado aos alunos envolvidos a estimulação da curiosidade em conhecer e valorizar a arte em geral e a arte local, ao mesmo tempo que desenvolvem competências ao nível do gosto e da estética e a adoção de comportamentos e atitudes de valorização e preservação em relação à arte. As artes foram o fio condutor do objetivo principal que é o desenvolvimento de competências de escrita ao nível de diferentes tipos de texto e secundariamente o desenvolvimento de competências digitais.

As atividades já realizadas e os trabalhos produzidos pelos alunos podem ser consultados no site do projeto: https://bibandresoares.wixsite.com/projetos/artescrit

_____________________________________________________________________________________________________________________