Artes e cultura com a biblioteca escolar III
Semana Internacional de Educação Artística
À volta dum livro… A manta de Isabel Milhós Martins
Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Pontével (Santarém): Pré-escolar e 1.º Ciclo
Fonte da imagem: https://cutt.ly/4neviwd
Em 2019, no projeto À volta dum livro, a professora bibliotecária fez leitura animada da história A manta, de Isabel Milhós Martins junto de todas as crianças.
Foi solicitado que cada criança trouxesse de casa um retalho de tecido com 15x15 cm, com os quais foi confecionada uma manta, por uma assistente operacional. Esta atividade contou, ainda, com a presença de 30 avós e familiares que vieram à escola contar histórias sobre pedacinhos de tecido com significado para a família e com a visita da autora Isabel Minhós Martins.
Os alunos fizeram trabalhos de pesquisa sobre vários tipos de tecido e, com a colaboração da família, realizaram trabalhos de expressões com tecidos e mediram a área e perímetro da manta.
No final, a manta visitou cada jardim e escola do 1.º ciclo para piqueniques.
Professora bibliotecária Sandra Lopes
Encontro de Escritores do Minho
Escola Secundária D. Maria II do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga
Fonte da imagem: https://cutt.ly/TnevNvn
Trata-se de uma atividade que desde o segundo ano de existência, 2013/ 2014, integra o plano anual de atividades da rede concelhia de bibliotecas de Braga, alargando-se a todos os agrupamentos de escolas deste território.
Desenvolve a literacia de leitura a partir do estudo de autores da terra. Camilo Castelo Branco, Maria Ondina Braga, Sebastião Alba, Vergílio Alberto Vieira, Maria do Céu Nogueira, Pedro Soromenho e António Variações foram os escritores trabalhados.
Em cada ano letivo há uma escola/ agrupamento anfitrião que propõe o escritor a trabalhar e coordena as atividades: exposições, dramatizações, debates, atribuição de prémios….
O Agrupamento de Escola D. Maria II foi anfitrião do poeta Sebastião Alba no ano letivo 2014/ 2015. Procedeu ao levantamento da sua vida e obra, contacto com familiares, amigos, espaços…, criação de painéis biobibliográficos, cartazes, exposições (de objetos do autor, fotografias, trabalhos dos alunos…), concursos de leitura/ escrita e ilustração, dramatizações, parceria com BragaCult - Companhia de Teatro de Braga que desenvolveu, semanalmente oficina de leitura, sessão noturna na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva com convidados especialistas e momento de tertúlia/ debate.
Professora bibliotecária Margarida Meneses
Conte Connosco
Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja
Fonte da imagem: https://cutt.ly/dneboPu
Conte. Connosco é um grupo de narração oral da Escola que surgiu para preservar e valorizar a tradição oral local e nacional, dotando os jovens de competências de oralidade, autoconfiança para apresentações em público, imaginação e criatividade, sensibilidade estética e artística e relacionamento interpessoal (empatia, tolerância, partilha, solidariedade, etc.).
Criado por grupo de pessoas que adora ouvir e contar histórias, recolheu histórias do imaginário local e nacional e cada um escolhe a história que mais lhe agrada, leva-a para casa e aprende-a.
Encontra-se uma vez por semana para aprender a ler com fluência, usar o ritmo, tom e entoação, colocar a voz. O verdadeiro desafio é ver como a insegurança vai dando lugar à fluência, autonomia e expressividade.
Tem sido um caminho percorrido por alunos, professores e funcionários da Escola que tem 11 anos.
Onde contamos? Na escola, em várias sessões por ano - Mês das Bibliotecas Escolares, Semana da Leitura, Dia da Narração Oral, Festas de Natal …, noutras escolas e jardins de infância, lares de terceira idade, centros de dia e diversos espaços e eventos públicos, como jardins, cafés, livrarias…, para onde quer que nos convidem e nos possamos deslocar. Palavras Andarilhas, Estafeta de Contos e Mil e Uma Noites, Mil e Uma Histórias são iniciativas da Biblioteca Municipal em que participamos amiúde.
O Conte Connosco é um espaço de convívio e aprendizagem extraordinário!
Professora bibliotecária Maria Polaco
Bookmark Exchange Projet
Escola Básica e Secundária Rainha Dona Leonor de Lencastre, Sintra.
Fonte da imagem: https://cutt.ly/Bb03jH9
No contexto da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020, participámos com o 5.º ano na iniciativa Bookmark Exchange Project organizada pela IASL (International Association of School Libraries) e que consiste na troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países.
Criaram-se marcadores de livros, em papel, personalizados, por cada aluno, com uma ilustração e frase elaboradas em contexto disciplinar, com a presença dos profissionais da biblioteca escolar e enviaram-se, por correio, para os alunos -da Scoala Gaziala de Diosig, Roménia.
Foi um trabalho colaborativo dos professores de Português e Educação Visual, professora bibliotecária e elemento da Ludo Biblioteca Escolar de Educação Visual/ Educação pela Arte, subordinado ao tema Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar e que levou a refletir “sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo” que promove a saúde e bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens de várias origens.
Professora bibliotecária Isabel Bravo
Burros & Livros
1.º Ciclo do Ensino Básico: EB1/ JI Serra das Minas n.º1 e EB1/ JI Mem Martins n.º 2, Sintra
Fonte da imagem: https://cutt.ly/EnenCop
Em outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento dinamiza a exposição temática temporária Burros & Livros que visa informar, construir e alargar o conhecimento a outras culturas e realidades relacionadas com as bibliotecas, como a biblioteca itinerante Biblioburro, na Colômbia, dirigida por Luis Soriano, que distribui livros a partir dos burros Alfa e Beto.
O corpo docente é convidado a visitar a exposição com os seus alunos, e é disponibilizado roteiro (com e sem respostas), desenho temático e desdobrável. São várias as propostas de exploração e visita: livre, guiada/ orientada e jogo/ estafeta.
Ler, para além dos livros escolares, é em muitos pontos do mundo um grande exercício de vontade e criatividade.
Professor bibliotecário Sílvio Maltez
Celebração do Dia Mundial dos Direitos Humanos
Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha (3.º ciclo e secundário)
Fonte da imagem: https://cutt.ly/Yb9Brmb
As atividades de celebração de dias mundiais na biblioteca têm sempre como ponto de partida uma leitura. Em 2019 foi proposto, a uma turma de 8.º ano, o conto de Afonso Cruz, Déjeuner sur l’Herbe com Alguém a Afogar-se, da antologia Uma Terra Prometida – Contos sobre Refugiados, Ed. Oitoaoitenta.
A partir do conto, alunos e professores, integrados no Núcleo de Teatro, adaptaram e apresentaram uma peça de teatro com o título Pequeno-Almoço com Refugiados ao Fundo.
Foi proposta uma leitura de imagem a uma turma de 10.º ano de Artes: o quadro de Théodore Géricault, A Balsa da Medusa (1819). Os professores de Artes e Expressão Dramática prepararam com os alunos a recriação da imagem num quadro vivo, dando corpo, som e cenário à imagem.
Com Sandra Geada do Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo, foi preparada conversa sobre a forma como a Europa e Portugal lidam com a questão dos refugiados, que contou com a participação de Carmo Belford, do Serviço Jesuíta aos Refugiados e Helena Lopes Franco e Daud Al Anazy, autores do livro De Mosul a Alfeizerão em 6.000 palavras, que foi apresentado.
Toda a sequência - peça de teatro, quadro vivo e conversa/ apresentação de livro - teve lugar no polivalente da escola e teve como público 126 alunos do 11.º ano e respetivos professores.
Professora bibliotecária Elsa Rosário
Photo by Joel Filipe on Unsplash