Artes e cultura com a biblioteca escolar II
Semana Internacional de Educação Artística
Comemorar a liberdade
Agrupamento de Escolas da Caparica: Escola Básica de Vila Nova de Caparica, Escola Básica da Costa da Caparica, Escola Básica e Secundária do Monte de Caparica - 1.º e 2.º Ciclos (turmas de 4.º e 6.º anos).
Fonte da imagem: https://cutt.ly/Onq5PHi
Para comemorar o 25 de abril de 2021 propusemos, durante o mês de abril, a leitura do livro O Tesouro de Manuel António Pina que fala da liberdade. Lido e explorado pelas professoras bibliotecárias, em articulação com os professores de Português, teve um dos seus momentos altos num Kahoot entre equipas de alunos.
Em articulação com diferentes disciplinas foram construídos cravos, quadras e outros trabalhos, individuais ou de grupo, sobre o 25 de abril.
No início do ano letivo, estava previsto enviar-se um convite aos avós das turmas para se deslocarem à escola e partilharem com os netos e restantes colegas a sua experiência de vida sobre o 25 de abril de 1974. Com esta atividade pretendíamos proporcionar momentos únicos de convívio e troca de experiências entre duas gerações: uma que tem muito para partilhar e ensinar e outra ávida para aprender. Devido à situação pandémica, não foi realizada, mas pretendemos desenvolvê-la no próximo ano letivo.
Num outro momento, as professoras bibliotecárias, em articulação com os professores de 1.º ciclo e diretores de turmas do 2.º ciclo, dinamizaram a atividade de Arte Postal. Na biblioteca os alunos tiveram contacto com esta arte e, a partir da obra lida, elaborar um postal explorando várias técnicas, tintas, carimbos escolares antigos, lápis, recortes…
Foram feitas várias exposições nas escolas do agrupamento, com trabalhos elaborados pelos alunos ao longo das diferentes atividades do projeto. No final, foi excelente ver os rostos felizes de todos os envolvidos celebrando a liberdade.
Professora bibliotecária Manuela Agostinho
A cor das palavras
Escola Secundária de Loulé (11.º ZD/ ZU, turma mista dos cursos profissionais de Técnico de Design Gráfico e de Técnico de Multimédia)
Fonte da imagem: https://cutt.ly/knwweU3
No âmbito da Semana da Leitura e do Projeto Municipal de Loulé - Cidade Educadora, os alunos, acompanhadas pelo professor de Português e professora bibliotecária, deslocaram-se à Casa da Primeira Infância para partilha de leituras.
Previamente, o professor de Português e alunos do 11.º ZD/ZU selecionaram a história Castorzinho Preguiçoso do livro 365 histórias de encantar e a cantiga, Vejam bem, de José Afonso.
Os alunos da nossa escola foram muito bem recebidos pelas educadoras e crianças (4 anos de idade). Num canto da sala, elas sentaram-se confortavelmente para escutar a cantiga tocada à viola por um aluno e a história lida por uma aluna.
Seguidamente, as crianças ilustraram a história com ajuda dos alunos mais velhos.
Os alunos do 11.º ano gostaram da atividade, mas a reação mais positiva foi a das crianças da Casa da Primeira Infância que ficaram muito felizes. Este diálogo entre níveis de educação e ensino promove competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e social e quebra barreiras etárias.
Professora bibliotecária Lucília Pires
Livros de Autor
Agrupamento de Escolas Luís António Verney (turmas do 5.º ano)
Fonte da imagem: https://cutt.ly/SnwedXj
Partindo de uma exposição com livros, promovi uma atividade da biblioteca escolar em parceria com as disciplinas de Educação Visual, Português e Educação para a Cidadania, em que grupos de alunos construíram livros de autor.
Na visita à exposição mostrei cada um dos livros com formatos especiais, como acordeão ou carrocel, com pop-ups, recortes, etc. Conversamos sobre o conceito de livro objeto e livro de autor e os alunos fizeram pesquisa nos computadores da biblioteca para verem exemplos de livros de autor.
Com a professora de Educação para a Cidadania foram decididos os temas que cada grupo queria abordar: racismo, crise dos refugiados; questões de género e ambientais… Nas aulas de Português foram escritos os textos, informativos e outros mais artísticos, inclusive poéticos. Comigo e a professora de Educação Visual foram realizados os livros para os quais os alunos tiveram à disposição grande variedade de materiais. As técnicas utilizadas foram variadas - desenho e pintura, recortes e colagens, pop-ups - e foram utilizadas diversas texturas e materiais - papel, tecidos, lãs, plásticos, cartões, etc.
Este é o vídeo de apresentação das obras à comunidade.
Professora bibliotecária Maria Viegas
Montra das Artes
Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, Alenquer
Fonte da Imagem: https://cutt.ly/Jb2hUOI
No âmbito do Projeto Educativo, subordinado ao tema Aprender com Arte, Montra das Artes dá a conhecer às crianças e jovens formas de expressão artística - pintura, escultura, música, banda desenhada, cinema, fotografia – motivando-os à exploração e produção de materiais e obras variadas.
Do lançamento da ação até aos Picassos da Escola Básica de Merceana e Impressionistas do Jardim de Infância de Pereiro de Palhacana.
Professora bibliotecária Sandra Marques
Vouzela na Idade Média
Escola Básica de Vouzela (alunos do 4.º ano)
Fonte da imagem: https://cutt.ly/Inwrtby
A biblioteca escolar tem, há dois anos, o Clube do Património, dirigido pela Professora de História Celeste Morgado, que promove o conhecimento, valorização e preservação do património local e que conta com enorme adesão de alunos.
Este clube, em articulação com as disciplinas de Expressão Plástica e Estudo do Meio e os encarregados de educação, fez pesquisas orientadas na biblioteca, sobre a época medieval (vestuário, costumes e tradições).
Este assunto é sempre motivante, uma vez que já todos participaram na Feira Medieval do Agrupamento que acontece de 3 em 3 anos.
Depois da caracterização da época, foram identificados os monumentos medievais existentes na vila e concelho e foram organizadas visitas. Alunos fotografaram estes monumentos, para posteriormente os desenhar, na totalidade ou a partir de pormenores mais apreciados.
Dado que o concelho é rico em torres medievais (Cambra, Paços de Vilharigues e Alcofra), foi lançado um concurso para envolver alunos e encarregados de educação, na reprodução 3D de uma das Torres Medievais de Vouzela. O concurso está a decorrer, mas já recebemos verdadeiras obras de arquitetura. Estas Torres irão estar temporariamente expostas no Museu Municipal de Vouzela e numa das Torres.
Professora bibliotecária Sandra Sofia Riquito
PoemArte
Agrupamento de Escolas n.2 de Beja
Fonte da imagem: https://bityli.com/t4X6d
Partindo de textos poéticos das metas curriculares de Português, faz-se a sua exploração em diferentes vertentes de expressão artística, para se produzirem trabalhos de várias naturezas e suportes que combinem literacia verbal, visual, científica e de informação.
O primeiro contato com os poemas é feito por atividade lúdica que leva à fruição do texto. O trabalho de leitura centra-se na descoberta de sentidos, apoiada em guiões da biblioteca escolar. Numa fase final, faz-se a síntese da leitura e a partilha com o grupo turma através de apresentação oral, onde terão de decifrar e relacionar a leitura com uma obra plástica conhecida, ou trabalho plástico - pintura, livro digital, ilustração de poemas, criação de novos poemas... - criado pela biblioteca ou professor de Educação Visual.
Com o 3.º A, as poesias foram ponto de partida para jogo de versos trocados e misturados e exploração de sentidos, aprendizagens sobre verso, estrofes e rimas, até à criação de ilustrações e à montagem dos filmes de animação Stopmotion.
Professora bibliotecária Sandra Bettencourt
Fonte da imagem: https://pt.unesco.org/news/unesco-celebra-o-poder-da-arte-e-da-educacao-em-todo-o-mundo