Apresentação do livro Constancioneiro | agrupamento de escolas de constância
Olga Antunes, diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, fala sobre o Constancioneiro e lê a carta que o secretário de estado da educação, João Costa, lhe endereçou a este propósito (3´:50´´).
No texto que se segue, Ana Paula Ferreira, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, apresenta o livro e aponta as bondades do projeto que lhe deu origem, destacando ainda o excelente desempenho destes (mesmos) alunos nas Olimpíadas da Cultura Clássica, um projeto da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa:
Boa noite!
Começo por cumprimentar todos os presentes e elogiar-vos o vosso bom gosto por estarem presentes neste evento que alia a leitura à aprendizagem e que decorre num espaço tão propício à poesia.
Agradeço à Sra. Diretora, Dr.ª Olga Antunes, o convite para fazer a apresentação deste Constancioneiro, livro que de forma exemplar brinca com as suas origens – O Cancioneiro e Constância.
Agradeço, também, aos grandes obreiros do projeto, a professora Susana Neves, os seus magníficos poetas trovadores, os alunos das duas turmas de 10º ano do Agrupamento e, claro, ao professor bibliotecário, António Marques e à sua capacidade de incentivar a mudança, de levar os seus parceiros a tirarem partido das inúmeras possibilidades da biblioteca e de aceitarem ser e fazerem diferente na escola.
Tive o prazer de acompanhar a forma inovadora e colaborativa como o projeto se foi desenvolvendo e este lançamento, hoje, mostra que, tal como disse Fernando Pessoa, “o homem sonha, a obra nasce”.
Estou certa que o ambiente educativo inovador que se vive neste agrupamento impulsiona este tipo de projetos e gostaria que em todas as escolas do nosso país os alunos tivessem a oportunidade de experienciar a aprendizagem desta forma: enquanto ponte para uma intervenção ativa na sociedade, colocando-os perante desafios que desenvolvem a sua perseverança, o pensamento crítico e reflexivo, a autonomia.
Um verdadeiro exemplo de um projeto que desenvolve as competências definidas para os alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Este projeto, decorrente de um domínio de articulação curricular, no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, envolveu as disciplinas de Português, Francês e Espanhol, em “estreita colaboração com a biblioteca escolar”, como é referido no posfácio.
A biblioteca escolar assume neste agrupamento um papel de destaque, enquanto centro de inovação pedagógica, capaz de fomentar e difundir projetos verdadeiramente estruturantes, em parceria com as várias estruturas educativas, em prol das aprendizagens dos nossos alunos, para assim contribuir para a criação de cidadãos ativos, autónomos e responsáveis.
O trabalho realizado culmina com o lançamento deste livro que compila as produções dos alunos, numa adequação moderna, mas também intemporal das composições que integram os cancioneiros medievais galego-portugueses.
Aconselho-vos uma leitura atenta do livro, para que se deliciem com os três tipos de textos aí presentes – a poesia lírica, nas cantigas de amigo e de amor, e a poesia satírica nas cantigas de escárnio e maldizer.
Poderia selecionar vários exemplos, verdadeiramente deliciosos, para vos ler, mas vou deixar essa leitura para os convidados.
Não posso terminar sem dar os parabéns a estes alunos e aos professores que tornaram o sonho possível, ao inovarem nos métodos educativos e ao investirem no trabalho interdisciplinar e no desenvolvimento de projetos em equipas pedagógicas, que permitem aos alunos voarem cada vez mais alto.
O reconhecimento do trabalho que é feito com e para os alunos não é só nosso, a comunidade educativa, através deste evento, mas também de instituições a nível nacional.
Não poderia deixar de referir o excelente desempenho destes mesmos alunos nas Olimpíadas da Cultura Clássica, um projeto da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O júri atribuiu a estes nossos alunos 4 prémios, no escalão C (10, 11º e 12º anos).
Os prémios vão ser entregues na próxima sexta-feira.
Artes/multimédia:
1º lugar - Beatriz Cabeças, Inês Pedro, Laura Gonçalves
Trabalho: A Teia de Penélope, Rainha de Ítaca
Menção Honrosa - Afonso Martins, João Lisboa, Ricardo Mascate, Rodrigo Sousa, Tomás Santos e Tomás Pedro
Trabalho: Os mitos do Minotauro e de Penélope
Provas escritas:
1º lugar - Clarisse Malheiro Junqueira
2º lugar - Ana de Moura Lopes Velho
A palavra de ordem é, sem dúvida, “ORGULHO”.
Obrigada!
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