Aprender e Agir: Alunos do AE Venda Pinheiro dão voz às suas ideias pelo ambiente
Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro (AEVP) promoveu um Conselho Pedagógico extraordinário com um propósito muito especial: dar voz aos alunos.
Esta iniciativa, inspirada no desafio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) sob o mote "Aprender e Agir", reuniu alunos de todos os ciclos de ensino numa reflexão conjunta sobre o papel de cada um na melhoria do ambiente escolar e das zonas envolventes. Foi uma verdadeira aula de cidadania ativa, em que se passou das ideias à proposta de ações concretas.
Partimos de sessões, em várias turmas, de apresentação do tema: Fauna e Flora: representações artísticas locais, dinamizada pelos professores bibliotecários, onde os alunos puderam apresentar propostas de alteração de comportamentos, ou ações que pudessem contribuir para a proteção do meio ambiente que os rodeia. Nestas sessões foram identificados os alunos que se destacaram pela sua presença e pela sua capacidade oratória.
Numa segunda fase, os professores bibliotecários, em conjunto com os coordenadores das escolas de 1.º ciclo, ou membros da equipa, no caso da escola sede, reuniram todos os possíveis candidatos a estarem presentes na reunião do Conselho Pedagógico Extraordinário e chegou-se à conclusão de quem era o melhor candidato. Assim, cada escola do 1.º ciclo fez-se representar por um aluno, tal como cada ano de escolaridade da escola sede. Com entusiasmo, clareza e sentido de responsabilidade, os jovens apresentaram propostas que demonstram não só preocupação com o ambiente, mas também uma forte vontade de fazer a diferença.
As ideias partilhadas apontam caminhos para um futuro mais sustentável, com ações que se esperam ver concretizadas já no próximo ano letivo. Um momento marcante que mostra como a voz dos alunos pode (e deve) ser ouvida nos espaços de decisão das escolas (Facebook).
Na sequência desta iniciativa, algumas das ações propostas pelos alunos de 1.º ciclo, que foram identificadas como muito importantes, serão agora implementadas na escola sede, fruto de alguns desses alunos transitarem de ciclo, ingressando na escola com segundo e terceiro ciclos.
Esta atividade dá continuidade ao trabalho que o AEVP tem desenvolvido no âmbito das iniciativas da RBE, como "Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias!", "Das ideias à ação!" e "A Voz dos Alunos: Transformar a Biblioteca Escolar". Em todas estas oportunidades, o agrupamento respondeu com empenho e criatividade, reforçando o seu compromisso com uma educação participativa, transformadora e alinhada com os desafios contemporâneos.
Parabéns a todos os alunos envolvidos! Que bem que estiveram! Aprendemos e, agora, está mesmo na hora de agir.