Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 01.07.22

Aprender com a biblioteca escolar

Agrupamento de Escolas do Búzio, Vale de Cambra

2022-07-01.png

Leitura: 2 min |

O Agrupamento de Escolas do Búzio, em Vale de Cambra, tem como oferta de escola, nas turmas de 9.º ano (num total de 173 alunos), na Escola Secundária do Búzio e na Escola Básica das Dairas, a disciplina “Aprender com a Biblioteca Escolar” (AcBE), lecionada por duas das três professoras bibliotecárias do agrupamento. A esta disciplina; em implementação desde 2019, em que o referencial AcBE se assume como base de trabalho, foram atribuídos 45 minutos semanais.

As professoras bibliotecárias integram os conselhos de turma envolvidos e, em função das reuniões destes conselhos para preparação do ano letivo, foram adotados dois modelos de implementação da disciplina:

1. organização em turnos com a disciplina de Português, com divisão da turma a meio e trabalho articulado de AcBE com essa área disciplinar e com todas as outras áreas disciplinares, incluindo Cidadania, em que, em função dos conteúdos curriculares, seja contextualmente relevante desenvolver trabalho;

2. colecionação com a presença constante e simultânea da professora bibliotecária e docente de Português ou de Cidadania e Desenvolvimento na mesma sala de aula, formando par pedagógico. Neste último caso, o foco do trabalho é desenvolvido essencialmente com essas disciplinas, sem prejuízo de serem abordados conteúdos de outras áreas curriculares contextualmente relevantes.

Planificação, lecionação e avaliação são realizadas pelo par pedagógico, no segundo caso, enquanto, no primeiro modelo de implementação acima apresentado, a planificação, embora articulada, decorre das necessidades das diferentes áreas curriculares, a lecionação é da responsabilidade da professora bibliotecária e a avaliação ocorre em articulação com o professor curricular das áreas disciplinares em causa.

Todo o trabalho desenvolvido, independentemente do modelo de implementação, segue a metodologia de projeto e visa um trabalho equilibrado das três literacias (leitura, informação, media), sendo que há uma temática transversal que é o uso ético da informação.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0