Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 26.11.19

Cidadania

Pensar e intervir - Biblioteca escolar

2bfac9_6c52028380f340cba8c108dfdac9e3cc~mv2.png

Giving Tuesday – Movimento global por um mundo mais justo

Imagine que, na quadra de Natal, todos nos unimos para dar algo – um sorriso, uma experiência, um conhecimento, uma voz e outros bens - a alguém da comunidade onde vivemos. É este o desafio lançado pelo movimento internacional Giving Tuesday que se realiza, a 3 de dezembro de 2019, pela primeira vez em Portugal.

 

plural.png

Festival de Vídeo da Juventude PLURAL +

Os direitos humanos não constituem propriamente um saber, mas antes uma ética e uma prática. É por isso que é importante apresentar casos, exemplos e testemunhos que possam constituir matéria para tomada de consciência, reflexão e transformação.

Os vídeos que integram o Festival PLURAL+, da iniciativa da Organização Internacional para Migrações (OIM) e da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, foram criados por jovens de todo o mundo e contam histórias de mobilidade humana que favorecem o pensamento crítico e a empatia.

 

help.png

Filmes que contribuem para a transformação

As sessões que a ONGD Help Images realiza nas escolas, feitas com base na apresentação e discussão de curtas metragens a respeito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolvem, nas crianças e jovens, a consciencialização para os atuais problemas e o envolvimento na sua resolução.

 

eleicoes.png

Notas das escolas

No Centro de Recursos Poeta José Fanha (Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro) alunos lideraram um movimento contra a abstenção nas eleições legislativas portuguesas do passado dia 6 de outubro. Pode ler mais em Eleições trocadas por miúdos.

Gostaríamos que, nesta rubrica, partilhasse connosco atividades que realiza com os alunos na área da cidadania, de modo a podermos aprender uns com os outros.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0