Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 18.10.24

Apoio à conceção de cartaz - Imagem

Imagem_topico-3.jpg

Um cartaz, como sabemos, vive de um conjunto de elementos visuais e textuais, que, quando bem articulado, dá origem a numa comunicação clara e eficaz, conseguindo o seu objetivo.

Abordaremos, aqui, alguns dos cuidados a ter na preservação da integridade da imagem e do logotipo, que são determinantes para a obtenção de um produto final de qualidade - atenção ao detalhe!

Doravante, nesta nossa partilha, o termo “imagem” aplicar-se-á  tanto à imagem - fotografia, desenho, gráfico, etc., como ao logotipo, dado que este se constitui também como uma entidade visual. Em ambos os casos, não é permitido deformar ou efetuar alterações não autorizadas [1]. Este aspeto reveste-se de importância assinalável e, se não for acautelado, compromete seriamente a nossa publicação, que resulta empobrecida e fragilizada.

Vejamos, em seguida, alguns exemplos simples, uns resultantes da aplicação de regras básicas apropriadas e outros decorrentes da manipulação inadequada da imagem:

Imagem1.png

Para efetuar o redimensionamento de uma imagem (maior ou menor que o original), é necessário selecionar um dos quatro cantos da imagem (em alguns programas é necessário usar, em simultâneo, a tecla shift) para ampliar ou reduzir, mantendo sempre a proporção. Em caso de recorte, aplica-se a mesma lógica.

Imagem2.pngSe a imagem for selecionada por um dos seus lados, o que acontece é a alteração/ deformação da proporção original. Este é um erro mais comum do que se possa pensar, surgindo a tentação de inserir a imagem original em determinados espaços que não são coincidentes na sua proporção, forçando-a a adaptar-se ‘artificialmente’.

Imagem3.pngQuando se adiciona texto a uma imagem, deve-se deixar um espaço circundante livre de ruído, para que ambos os elementos possam ‘respirar’.

Se quisermos salientar um detalhe de uma imagem devemos antes testar a resolução (número de pixéis por polegada) para manter a nitidez e não ‘desfocar’.

A relação ‘imagem-fundo’ no cartaz é também um aspeto muito importante a ter em conta, na hora de tomar decisões. Quer se trate de cor plana, textura ou gradação de cor, é aconselhável considerar a adequação de algumas escolhas, tais como:

Imagem4.pngSe for adequado e pertinente colocar uma imagem sobre um fundo de cor, este deve interferir o mínimo e ter uma tonalidade que pertença ao esquema de cores da imagem, que deve deter o papel preponderante.

Imagem5.png

Também neste caso, se for adequado e pertinente colocar uma imagem sobre um fundo texturado, este deve interferir o mínimo e ter uma tonalidade que pertença ao esquema de cores da imagem, que aqui mantém um papel preponderante.

Imagem6.png

Se for adequado e pertinente colocar uma imagem sobre um fundo com gradação de cor, este deve interferir o mínimo e ter uma tonalidade que pertença ao esquema de cor da imagem, preservando sempre o seu papel preponderante.

Imagem7.png

Se se considerar vantajoso realçar uma imagem, a aplicação de sombra poderá ser uma solução eficaz, que salienta e transporta a imagem para primeiro plano.

As molduras com muita presença (peso visual) prejudicam a imagem, anulando-a e retirando-lhe o protagonismo que esta deve ter.

A imagem a que chamamos logotipo (composta por elementos visuais e textuais), deve ser objeto de cuidados afins. A entidade oficial representada pelo logotipo torna público o chamado Manual de Nomas Gráficas/ Visuais, que estabelece as regras e as proibições de utilização. Sempre que possível, devemos seguir estes ‘guiões’, para nos mantermos fiéis ao estabelecido e nunca corrompermos a identidade, confirmando a existência de versões.

O Manual de Normas da Rede de Bibliotecas Escolares está disponível no Portal RBE. No entanto, os manuais nem sempre estão acessíveis. Nesse caso, haverá sempre a possibilidade de respeitar princípios básicos aplicados à imagem em geral. Destaquemos alguns exemplos - procedimentos adequados e opções incorretas:

Imagem8.png

Imagem9.png

Imagem10.png

Imagem11.png

Ainda em relação ao logotipo, o conselho dado na publicação anterior – 2 - Composição – é o de criar uma barra de logos (abreviatura de logotipos) e aplicá-la no rodapé do cartaz. Seguindo uma ordem hierárquica (o primeiro, à esquerda, é a entidade principal), seguindo-se os outros, com reserva de espaços iguais à altura dos logos (alinhamento superior e inferior):

Imagem12.png

Imagem13.png

Alguns ficheiros de imagem (jpg, png, svg, etc.) resultam ‘pesados’ por terem alta resolução. Para os tornar mais ‘leves’, existem aplicações no computador ou ferramentas de acesso livre online, que permitem comprimir os ficheiros, sem perdas de definição.

Se tivermos de recorrer a bibliotecas de imagens, devemos sempre confirmar a licença – permissões e restrições, acautelando devidamente os direitos de autor.

Aproveitando a efeméride dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, deixamos duas propostas de uso da mesma imagem, seguindo diferentes opções de organização do espaço do cartaz. Neste caso, considerando a cor de fundo do rodapé, os logotipos adequados são as versões a branco - melhor visibilidade, maior contraste, menor ruído visual, boa leitura.

Imagem14.png

Imagem15.png

Imagem16.pngNota:
[1] existem exceções a esta regra para imagens originais ou imagens com licenciamento para uso aberto.

 

Ferramentas sugeridas

Referências e consultas sugeridas

  1. Agenda Cultural de Lisboa. Imagem. https://www.agendalx.pt/events/event/500-anos-do-nascimento-de-luis-vaz-de-camoes-1524-2024/
  2. Juntae, DeLane. Digital Branding Institute. 10 Graphic Design Rules You Should Never Break.   https://digitalbrandinginstitute.com/graphic-design-rules/
  3. Rede de Bibliotecas Escolares. Portal. Suporte. Divulgação. RBE | Logotipos.     https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=4446&fileName=Manual_normas_logotipo_RBE_2024.pdf
  4. Youtube. Vídeo. Design Gráfico Inicial: Imagens. https://www.youtube.com/watch?v=MELKuexR3sQ
  5. Youtube. Vídeo. Design gráfico inicial: fundamentos do design. https://www.youtube.com/watch?v=YqQx75OPRa0
  6. Youtube. Vídeo. How To Resize Images In Canva | Simple Tutorial (2024).     https://www.youtube.com/watch?v=oSd5bnv3vdc

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0