Apoio à conceção de cartaz - Cor
Concluímos esta série de publicações dedicadas à conceção de cartaz abordando mais um elemento estrutural da linguagem visual – a cor. Trata-se de um aspeto fundamental a ter em consideração na planificação de um cartaz, para que a sua finalidade seja alcançada: comunicação eficaz, aspeto apelativo, impacto positivo e qualidade no detalhe.
A cor é um fenómeno resultante do comportamento das superfícies em presença de luz e resulta num estímulo visual que exerce influência a nível psicológico sobre o ser humano. Deste modo, a escolha de determinado esquema de cores num cartaz não é de somenos importância, pois em termos comunicacionais, influencia substancialmente a qualidade e a clareza da mensagem.
Na teoria da cor baseada no sistema ternário, considera-se a existência de 3 cores primárias, cujos pigmentos, misturados dois a dois, originam as secundárias e assim por diante.
Alguns conceitos fundamentais:
- Qualidade da cor – cromaticidade;
- Tom, tonalidade ou matiz (hue) é o nome específico de cada cor;
- Valor tonal ou luminosidade (lightness) refere-se ao brilho da cor, em função da proximidade ou do afastamento ao branco ou ao preto;
- Intensidade ou saturação (saturation) diz respeito ao grau de pureza da cor, que é mais intensa quanto menos interferência de outras cores tiver na sua composição;
- Gradação de cor – gama de tons que podem ir do branco ao preto (claro-escuro). Também se usa o termo degradê (do francês dégradé). Vejamos um exemplo com vermelho:
- Harmonia de cor – as cores, em vizinhança, influenciam-se mutuamente. Algumas resultam num conjunto agradável, outras entram em ‘conflito’, prejudicando o resultado. De uma forma simples, considera-se que as cores mais harmónicas são as que estão próximas no círculo cromático (ver esquema Teoria da Cor), mas não são as únicas:
Teoria da Cor - Círculo Cromático (Johannes Itten - 1888-1967)
- Contraste de cor – há cores que contrastam pouco umas com as outras - dificultam a leitura e outras que proporcionam bom contraste - facilitam a leitura. De uma forma simples, considera-se que as cores mais contrastantes são as que estão mais afastadas no círculo cromático (ver esquema Teoria da Cor), mas não são as únicas;
- Tipos de contraste de cor*:
- Cor em si - é o contraste entre cores puras, saturadas e/ou intensas:
Figura 1 - Piet Mondrian, “Composição com vermelho, amarelo e azul” (1921)
- Claro-escuro – o preto e o branco representam a ausência e a presença de luz. A nível da perceção visual, o maior contraste obtém-se combinando o preto e o amarelo. No círculo cromático, o amarelo é a cor mais clara e o violeta é a cor mais escura:
Figura 2 – Henri Matisse, “Blue nude II” (1952)
- Quente-frio – é comum referirmo-nos a cores ‘quentes’ e ‘frias’. Trata-se apenas de uma sugestão de sensação térmica, que está associada a experiências físicas (o calor do sol, do fogo, o frio da água do mar, das plantas, etc.):
Figura 3 – Victor Vasarely, “Cheyt Pyr” (1970-71)
- Complementares – é o contraste resultante de cores situadas em oposição no círculo cromático:
Figura 4 – Vincent van Gogh, “Cheyt Pyr” (1970-71)
- Qualidade – conjuga cores saturadas/ vibrantes com cores não saturadas/ ténues:
Figura 5 – Franz Marc, “Blue horse I” (1911)
- Quantidade – associa cores de natureza diversa em áreas de ocupação do espaço proporcionalmente diferentes:
Figura 6 – Almada Negreiros, “Retrato de Fernando Pessoa” (1964)
*omitimos aqui o contraste simultâneo de cor, que é o resultado do aparecimento da cor complementar na retina após observação prolongada de determinada cor.
Para finalizar…
É importante ter em conta que o esquema de cores que usamos num cartaz pode reforçar/ apoiar ou anular/ contradizer a mensagem.
Depois de identificarmos o ambiente cromático ideal para o nosso projeto, podemos criar um esquema de cores a partir de uma fotografia, selecionando o tipo e o número de tonalidades que necessitamos para o nosso projeto (ver sugestões).
Podemos construir um mood board (painel semântico) antes de partirmos para a conceção do design de cartaz (ver sugestões).
Testar sempre a impressão - as cores alteram-se e escurecem.
Um bom contraste de cores é essencial à acessibilidade para todos.
Smile!
A transmitir otimismo desde 1963!
Ferramentas online sugeridas
- Adobe Color. Disco de cores. https://color.adobe.com/pt/create/color-wheel
- Adobe Color. Extrair tema. https://color.adobe.com/pt/create/image
- Canva. Como Fazer Moodboard Online. https://www.canva.com/pt_br/aprenda/moodboard/
- Color Designer. From Inspiration to Creation: Ignite Your Design Journey with Color Designer. https://colordesigner.io/
- Miro. Moodboards. https://miro.com/pt/moodboard/o-que-e-moodboard/
- Palleton. Color Scheme Designer. https://paletton.com/#uid=1000u0kllllaFw0g0qFqFg0w0aF
Referências e consultas sugeridas
- Angeles, Juliane. (2020). Crehana. 3. Exemplos de gradação de cores. Escala valor. https://www.crehana.com/blog/brasil/nao-e-mesma-coisa-diferencas-entre-correcao-e-gradacao-de-cores/#ejemplos-gradacion-color
- Gulbenkian. Centro de Arte Moderna. Coleção. Artistas. José de Almada Negreiros. https://gulbenkian.pt/cam/artist/jose-de-almada-negreiros/
- Heller, Eva.(2007). A Psicologia das cores. Como atuam as cores sobre os sentimentos e a razão. Editorial Gustavo Gili.
- LearnFree. Beginning Graphic Design: Layout & Composition. Youtube. Vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=a5KYlHNKQB8
- LearnFree. Design gráfico inicial: cor. Youtube. Vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=_2LLXnUdUIc
- Leite, Ana. (2018). Design Shots: Os 7 contrastes de cor. INFOPORTUGAL. Blog. https://infoportugal.pt/2018/06/29/teoria-7-contrastes-de-cor/
- Machado, João. Poster. (2011-2020). https://www.joaomachado.com/posters?lightbox=dataItem-k5io4jvz1
- Meisterdrucke. Estilos Artísticos. Franz Marc. Blue horse I. https://www.meisterdrucke.pt/impressoes-artisticas-sofisticadas/Franz-Marc/9204/Cavalo-azul-eu.html
- Pixabay. Imagem de OpenClipart-Vectors. https://pixabay.com/pt/vectors/risonho-feliz-rosto-sorriso-559124/
- Silzer, Kate. (2020). The staying power of the smiley face. CNN. Style. https://edition.cnn.com/style/article/artsy-smiley-face-origin/index.html
- Toda matéria. Piet Mondrian: obras e biografia. Obras de destaque de Mondrian. Composição com vermelho, amarelo e azul (1921). https://www.todamateria.com.br/piet-mondrian-obras-biografia/
- Wikiart. Enciclopédia de Artes Visuais. Artistas. Impressionismo. Henri Matisse. Blue nude II. https://www.wikiart.org/pt/henri-matisse/blue-nude-1952
- Wikiart. Enciclopédia de Artes Visuais. Artistas. Op Art. Victor Vasarely. Cheyt Pyr. https://www.wikiart.org/pt/victor-vasarely/cheyt-pyr-1971
- Vincentvangogh. Café Terrace at Night, 1888 by Vincent Van Gogh. https://www.vincentvangogh.org/cafe-at-night.jsp