Apoio à conceção de cartaz - Composição
Após a escolha do formato (dimensão e orientação), é necessário começar a delinear a organização dos diversos elementos (título, subtítulo, blocos de texto, imagens, gráficos, logotipos, etc.) no espaço disponível, para que a comunicação se efetue com eficácia.
Uma das primeiras decisões a tomar é escolher o tipo de composição mais adequado aos conteúdos a inserir: alinhamento à esquerda, centrada, alinhamento à direita ou seguindo uma diagonal. Há programas que disponibilizam grelhas ou linhas guia, que constituem um bom auxílio para o alinhamento e distribuição dos vários elementos segundo regras. As composições ‘aleatórias’ ou livres também são uma opção, mas exigem maior domínio e experiência por parte dos autores.
Em alguns casos, é a imagem que define a organização dos elementos textuais e outros. Noutras situações, é o texto o ‘protagonista’ que delineia o conjunto e aponta para uma solução.
Fundamental: o equilíbrio, o alinhamento e a hierarquia na disposição dos conteúdos, que devem ser apenas os necessários – menos é mais!
Escolha da cor de fundo - esta é decisiva para a criação de boas condições de apreensão da mensagem - bom contraste para boa leitura:
- Fundo de cor plana clara – elementos escuros ou de cores fortes;
- Fundo de cor plana escura - elementos claros ou de cores fortes;
- Fundo de cor plana de tonalidade média – fraco contraste em relação aos elementos gráficos. Testar antes de publicar.
Tipos de preenchimento de fundo a evitar:
- Gradações de cores com muita presença;
- Texturas pouco subtis;
- Imagens fortes e bem definidas ou de baixa resolução.
A razão para o desaconselhamento destes preenchimentos prende-se com a diminuição substancial da clareza da leitura dos elementos textuais ou outros, quando sobrepostos, reduzindo a eficácia da comunicação e do impacto no público-alvo.
A colocação dos logotipos numa ‘barra’ de rodapé é a solução mais segura e que contribui para uma correta organização do conjunto.
Seguem-se alguns esquemas exemplificativos do exposto, que podem servir como ponto de partida para a tomada de decisões. A ponderação do tipo de composição a adotar está relacionada com o tema e os respetivos conteúdos.
Figura 1 – composição centrada – estrutura base
A opção centrada é a mais segura quanto ao equilíbrio dos elementos no espaço
Veja também: Desenho e conceção de um cartaz na prática do professor bibliotecário | Como começar?
Figura 2 – composições centradas – esquemas A e B
Figura 3 – composições alinhadas à esquerda – esquemas A e B
Figura 4 – Composições diagonais (esquerda-direita) – esquemas A e B
Antes de iniciar um novo projeto de cartaz, e após análise e reflexão sobre o tema e os conteúdos a incluir, deve-se proceder a uma recolha de dados – exemplos que nos podem inspirar e orientar (metodologia de projeto em design – fase inicial).
Para começar…
Cartazes com composição centrada:
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/posters?lightbox=dataItem-k5io4jvy1
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/c%C3%B3pia-posters-2011-2020?lightbox=dataItem-l17pblvj2
- C.M. Póvoa de Varzim. Correntes de escritas. https://www.cm-pvarzim.pt/eventos/correntes-descritas-5/#lg=1&slide=0
- Monstra. Festival de Cinema de Animação. Cartaz de 2020. https://monstrafestival.com/pt/2020-pt/
- Francesconi, Gustavo. (2023). APOC Studio. Cartazes do Festival IndieLisboa. https://indielisboa.com/2023/03/01/20-anos-de-indielisboa/
Cartazes com composição alinhada à esquerda:
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/logo?lightbox=dataItem-itep98ir1
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/c%C3%B3pia-posters-2011-2020?lightbox=dataItem-l17pkjki
- DGLAB. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Notícias. Eventos. (2022). O Dia Mundial do Livro comemora-se a 23 de abril. https://dglab.gov.pt/dia-mundial-do-livro-23-04-2022/
- Universidade de Coimbra. Notícias UC. (2024). Gulbenkian Novos Talentos. https://noticias.uc.pt/artigos/programa-gulbenkian-novos-talentos-tem-candidaturas-abertas/
Cartazes com composição diagonal:
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/c%C3%B3pia-posters-2011-2020?lightbox=dataItem-l17pkjkh1
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/c%C3%B3pia-posters-2011-2020?lightbox=dataItem-l17pkjkb
- Lift. Newsroom. (2020). Feira do Livro de Lisboa celebra 90 anos com a maior oferta editorial de sempre. https://newsroom.lift.com.pt/106486-feira-do-livro-de-lisboa-celebra-90-anos-com-a-maior-oferta-editorial-de-sempre
Cartazes com composição ‘aleatória’ ou livre:
- Machado, João. (s. d.). Poster. https://www.joaomachado.com/posters?lightbox=dataItem-ivttbjxd
- Linha de Leitura. (2011). Cartaz. Eterna Biblioteca. https://linhadeleitura.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/10/cartaz-9.jpg
- DGLAB. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Notícias. Folio 2022. http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Pginas%20de%20Arquivo/FOLIO-2022.aspx
- DGLAB. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. (2024). Notícias. Exposições. Mostra documental: 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões 1524 – 2024. https://dglab.gov.pt/mostra-documental-500-anos-nascimento-camoes-1524-2024/
- Silva, Jorge. Silvadesigners. O Gosto dos Outros. https://www.silvadesigners.com/o-gosto-dos-outros
Referências
- Arden, Paul. (2003). Não basta ser bom, é preciso querer ser bom. Phaidon.
- Arnheim, Rudolf. (1984). Arte & Percepção Visual. Uma psicologia da Visão criadora. Nova Versão. Livraria Pioneira Editora.
- Macedo, Joana. (2010). Design por todos. Democratização dos princípios fundamentais do Design Gráfico. Conselhos gráficos para não-designers. Faculdade de Belas artes. Universidade do Porto. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/67364/2/23765.pdf
- Munari, Bruno. (1981). Das coisas nascem coisas. Arte e Comunicação. Edições 70.