Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 09.12.22

Aos que habitam as bibliotecas

01_P.png

Geralmente humanizamos os espaços que habitamos, conferimos-lhes uma certa cor, uma luz própria e às vezes uma parte daquilo que somos. Quando estamos num espaço privado tudo é mais fácil e confortável, mas, por exemplo, quando se trata de uma biblioteca, sendo um espaço público e com características bem específicas, a tarefa é mais complexa e ganha outras nuances. Se acrescentarmos o facto de ser uma biblioteca escolar, bem… as coisas complicam-se.  

Este introito é uma homenagem às pessoas que habitam e cuidam das bibliotecas durante anos a fio, às pessoas que se adaptaram a mudanças radicais, na forma, no conceito e no uso que delas se faz. Do lugar algo bafiento e austero de há 30 ou 40 anos, as bibliotecas são hoje um lugar de encontro, um open space onde acontece todo o tipo de iniciativas. Um verdadeiro espaço de cultura, no sentido mais lato e democrático do termo. 

As bibliotecas são espaços complexos e habitados provisoriamente pelo mais variado tipo de pessoas, sendo uma biblioteca escolar, a maioria das vezes, por alunos e alguns professores. Os professores bibliotecários e as suas equipas vão e vêm ao sabor das nomeações, dos interesses, ou da carreira de cada um. No vaivém, muitas vezes, acontece ser o Auxiliar de Ação Educativa o mais perene neste lugar de entradas e saídas. Este, com o tempo, especializa-se, conhece os cantos à casa, sabe exatamente onde está cada uma das obras espalhadas pelas estantes, conhece os alunos pelos seus nomes, as manhãs e as manias. Por vezes, faz mesmo o papel do psicólogo ou psicanalista, onde os alunos vêm confessar as suas alegrias, as suas mágoas, os seus amores ou, mais tarde, voltam para falar do seu sucesso e de como aquele espaço e as pessoas que permanentemente o habitam foram importantes nas suas vidas. Os permanentes passam a gerir o espaço com a autoridade daqueles que durante anos entregaram parte da sua vida, do seu amor, ao lugar e às pessoas que por ali passaram, num permanente vaivém. 

Este texto é uma homenagem a uma dessas pessoas, a D. Isabel Lopes, pelos seus 41 anos de dedicação à Biblioteca da Escola Secundária do AEJAC - Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, em Peso da Régua.

Isabelinha, em nome de toda a Equipa das Bibliotecas Escolares, o nosso muito obrigado pela entrega a esta causa maior.

José Artur Matos, Professor Bibliotecário
AE João de Araújo Correia
Escola Secundária João de Araújo Correia

_____________________________________________________________________________________________________________________