Alunos do concelho de Guimarães mostram que sabem soletrar
|
A final concelhia do concurso “Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A” realizou-se no passado dia 23 de maio, disputada por nove alunos, apurados ao longo de várias fases eliminatórias realizadas nos diferentes agrupamentos de escolas de Guimarães.
O concurso, que envolveu cerca de 2500 alunos do terceiro ciclo, teve como objetivos aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos.
A organização foi da responsabilidade do grupo de trabalho de professores bibliotecários de Guimarães, do Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro Ciência Viva de Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, dos docentes de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas dos agrupamentos participantes, da Biblioteca Municipal Raul Brandão, da Mercado Azul e do Instituto de Design de Guimarães.
Xerófilo, cariótipo, solstício, metamórfica ou fotossíntese foram apenas algumas das palavras que os alunos tiveram pela frente para mostrar a sua capacidade de soletração. Numa final muito renhida, ‘peristáltico’ foi a palavra que deu a vitória a António Pedro Ribeiro Cardoso, do Agrupamento de Escolas do Vale do S. Torcato.
Parabéns a todos os participantes!
Rui Festa
Coordenador interconcelhio