De Anónimo a 19.06.2009 às 16:24
Eu também concordo que o silêncio é fundamental para a concentração na leitura, mas nunca invalidei a leitura em voz alta para despertar o gosto dos meus alunos de ouvir as histórias que eles escolhiam na Biblioteca Escolar (Sala de Leitura).
Sempre pedia a um e outro para dizer à turma o que achou do livro.
Uma grande parte dos jovens e adultos estudantes do ensino nocturno no Brasil, ainda não domina bem o código escrito. Apesar de não conseguir ler o texto fluentemente, semanalmente cada um escolhia um livro…
Um dia, um aluno com seus quase 60 anos que trabalhava 12h por dia como pintor disse pra mim: "professora, a sua aula é o meu jornal nacional, é a minha novela das oito. Assim que chego da escola vou logo dormir, pra conseguir acordar às 4 da manhã. Nunca tenho tempo de assistir TV, mas aqui eu me informo e ouço um monte de histórias legais. Esta sala é uma TV ao vivo!"
Nessa noite eu fiquei sem palavras. Quase engasguei de emoção. No dia seguinte caprichei mais ainda. Seu Ricardo e muitos dos seus colegas da escola já consideravam o espaço da Biblioteca como algo fantástico e eu, claro, me alimentava muito com aquelas tagarelices todas.
Lilian Azevedo