Albufeira: Assistentes de biblioteca nas bibliotecas escolares
O Município de Albufeira tem tido a preocupação de colocar assistentes técnica(o)s (oito atualmente) em todas nas Bibliotecas das escolas do 1.º ciclo. Além disso, tem facultado regularmente formação em tratamento documental no sistema Koha a todas os assistentes de bibliotecas do concelho.
Ao nível da formação, as referidas assistentes técnicas são, na sua maioria, bastante qualificadas: Oficina de escrita Criativa, Dinamização de atividades em Bibliotecas Escolares, Especialização base em Web Design, Técnicas de Animação para crianças, Teatro, Organização e Animação de Bibliotecas Escolares - Centros de recursos, KOHA - Sistema de Gestão Documental, Marketing digital, Assertividade e Gestão de conflitos/ bullying em contexto escolar, entre outras.
Além de manterem as bibliotecas abertas a tempo inteiro, mesmo para lá do período letivo, as suas qualificações permitem-lhes desempenhar funções de grande relevância nas escolas e realizar um leque bastante diversificado de atividades:
- Organização do fundo documental;
- Organização e dinamização da Biblioteca Escolar (espaço e atividades);
- Preparação de materiais para atividades;
- Colaboração com os professores bibliotecários na realização de atividades e na avaliação da BE;
- Ocupação dos tempos livres dos alunos;
- Apoio às Atividades de Enriquecimento Curricular.
Nas palavras dos professores bibliotecários, as assistentes das bibliotecas das escolas do 1.º ciclo são profissionais dinâmicas, dedicadas, inovadoras, criativas e motivadas, procurando sempre a melhoria dos espaços e serviços das bibliotecas. O seu trabalho tem sido preponderante para o fomento da autonomia no uso da Biblioteca e para o desenvolvimento dos hábitos de leitura por prazer, da escrita e da criatividade dos alunos, desde os primeiros anos de escolaridade.
As assistentes conhecem as bibliotecas escolares como a palma das suas mãos, o que lhes permite fazer o atendimento e o apoio aos utilizadores sempre com um sorriso no rosto, mas com determinação no cumprimento das regras. Realizam o tratamento do fundo documental e colaboram ativamente no trabalho planificado pelas professoras bibliotecárias. São empenhadas, dedicadas, criativas e aceitam os desafios que lhes são apresentados. Se as bibliotecas escolares vivem cheias de crianças alegres, curiosas e que leem por fruição, muito se deve às assistentes, que conhecem bem os alunos e os cativam. Uma assistente com este perfil é fundamental para que a biblioteca escolar preste um serviço de qualidade e cumpra a sua missão.
Professora Bibliotecária Soraia Ferreira
Em Albufeira existem 18 bibliotecas escolares integradas na RBE, havendo um total de 16 assistentes de biblioteca. Uma biblioteca conta com uma professora a tempo inteiro, sem componente letiva; outra, de momento, não dispõe de assistente, situação que tem levantado preocupação e para a qual se aguarda solução a todo o momento.