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Blogue RBE

Qui | 04.11.21

AE Muralhas do Minho | European Innovative Teaching Award 2021

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O prémio European Innovative Teaching Award (Prémio Europeu do Ensino Inovador) é uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece o trabalho dos professores e das suas escolas em projetos de cooperação no âmbito do programa Erasmus+. Neste primeiro ano, o tema foi a aprendizagem à distância e o ensino híbrido.

Em Portugal, o projeto Mais colaboração, mais inovação, mais sucesso, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença, entre 2018 e 2020, foi selecionado pela Agência Nacional Erasmus+ para representar o setor escolar, no ensino secundário.

A distinção recompensou um trabalho desenvolvido em consonância com as prioridades do Espaço Europeu da Educação e colocou em evidência o papel desempenhado pela biblioteca escolar no desenvolvimento de competências de literacia e cidadania digitais.

Em 2019, o projeto O presente é digital, apoiado pelo Gabinete RBE na Candidatura Digital, visava ampliar, através da formação para as literacias da informação e dos média, as dinâmicas Erasmus+ já consolidadas na escola, desenvolvendo nos alunos não apenas as capacidades, mas também a predisposição para as usar, em consonância com a compreensão das suas próprias responsabilidades e estratégias de autoavaliação.

O impacto da interseção de projetos nacionais e internacionais foi expressivo, não só nas aprendizagens realizadas, mas também nas dinâmicas de trabalho. A formação “Pensar digital”, proporcionada pela RBE, e os cursos estruturados Erasmus+, frequentados pelos docentes em mobilidade, contribuíram para o desenvolvimento de produtos digitais que articularam transversalmente temas, conteúdos e atividades, e registaram milhares de participações de alunos de todos os níveis de ensino.

Em março de 2020, no momento do primeiro confinamento, os objetivos dos projetos adequaram-se naturalmente a um público mais vasto, o que contribuiu para que a passagem para um presente eminentemente digital, num contexto de aprendizagem, não fosse demasiado abrupta. Os alunos estavam habituados a uma metodologia híbrida, com uma componente fortemente virtual. Tinha-se cimentado a noção de que a aprendizagem não é o que acontece dentro de um edifício, mas que podia realizar-se em qualquer lugar.

De acordo com a Comissão Europeia, o projeto Mais colaboração, mais inovação, mais sucesso, “has broken the mould in education and can serve as a source of inspiration for others, to make teaching and learning more engaging, participatory and inclusive.”

Veja o sítio do projeto em versão portuguesa ou em versão em inglês.

Lucília Morais

(Professora bibliotecária)

AE muralhas do Minho

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0