ADCE AWARDS 2023 - Creativity Trend Report
A Art Directors Club of Europe (ADCE), entidade que se assume dedicada a inspirar, educar e unir o Design Gráfico e a Publicidade na Europa, anunciou os trabalhos premiados de 2023, em cinco categorias: Film & Audio, Print & Outdoor, Interactive & Mobile,Design, Brand Experience, e Integrated & Innovation.
No webinar ocorrido no passado dia 24 de abril, foram apresentados alguns dos trabalhos a concurso, distinguidos em cada uma das categorias e feito um balanço da produção criativa em diversos países da União Europeia, realçando a importância do multiculturalismo, que honra e respeita os valores da diversidade cultural na UE, partilhando e trocando experiências, no reconhecimento da excelência e do caráter único da capacidade criativa de cada país, bem como a riqueza da expressividade e da singularidade das diversas línguas. A ADCE considera fundamental recuperar o papel de cada uma das línguas europeias, no sentido oposto à tendência das últimas décadas de se optar, sobretudo, pelo inglês, defendendo que só assim os trabalhos podem refletir e reforçar as raízes profundas e os laços das comunidades regionais e locais.
Fundada em 1990, a ADCE tem contado com a colaboração de associações de design e publicidade dos países aderentes e opera como uma organização sem fins lucrativos. A nível nacional, o seu parceiro é o Clube de Criatividade de Portugal (1997), também este, uma organização sem fins lucrativos, que realiza anualmente, desde 1998, o mais prestigiado festival de criatividade em Portugal. No seu site oficial - https://www.clubedacriatividade.pt/ - encontra-se informação sobre a sua atividade e âmbito de ação, bem como os objetivos a que se propõe e também acompanhar iniciativas de caráter nacional e internacional.
A sessão contou com um elevado número de participantes e foi orientada por Patrizia Boglione - https://patriziaboglione.com/
Foi realçada a forte propensão das marcas (na promoção dos seus produtos) para assumirem compromissos com a presente geração (Gen Z), numa perspetiva de apoio ao ativismo, à mudança significativa das sociedades, à abordagem de questões sociais complexas, à inclusão, à sustentabilidade, à inteligência artificial (neste âmbito, surgem novos paradigmas de criatividade – a fusão da tecnologia e da inventividade humana desbloqueiam possibilidades muito interessantes para o futuro e conduzem à exploração de outros horizontes), mas sobretudo, mantendo a experiência humana no centro de tudo.
Portugal surge em terceiro lugar nos países participantes no concurso, com 25 trabalhos premiados em diferentes categorias. A Alemanha liderou com 74 prémios e o Reino Unido com 40. É com grande satisfação que verificamos que os nossos profissionais do design e da publicidade continuam muito criativos e inovadores, mostrando-se competentes e competitivos.
Algumas tendências concetuais que estão na origem das criações merecem especial destaque, tais como: regresso às raízes e a uma certa simplicidade na promoção de marcas históricas, realismo prático – proximidade às comunidades, envolvimento em ativismos coletivos e o reconhecimento da sua força transformadora, comunidades de fãs do universo digital – o gaming como estratégia de comunicação publicitária, marketing e parcerias, redescoberta da singularidade humana numa viagem ao que realmente nos distingue (“This idea of surpassing human ability is silly because it’s made of human abilities” — Jaron Lanier), a ‘alvorada’ do otimismo na IA (“People see technology as this adversary or something to compete against. We see it as a tool. It’s this thing that helps us do more with less” — Pelonomi Moiloa, co-founder - https://lelapa.ai/), e os novos caminhos do design, que incluem ilustrações bizarras, feitas com recurso a meios tradicionais, escolhas impactantes (maximalismo), uso da IA para visuais abstratos que deixam uma impressão duradoura no público, exploração de tipografia cinética na comunicação, algumas opções que vão num sentido nostálgico, recuperando linhas gráficas anteriores e trabalhos que se destinam a apoiar causas sociais.
Os prémios revelam uma tendência de proximidade com as comunidades e a sua diversidade, bem como preocupações de sustentabilidade – Green Futures Awards – incluindo, nas suas categorias, problemáticas como a inclusão, a igualdade de género e o combate à discriminação, o clima, a guerra, a desigualdade, a exploração humana, etc., celebrando a criatividade que desafia estereótipos e enobrece a humanidade.
Para conhecer os trabalhos premiados consultar: https://www.adceurope.org/awards/annual/