Abertura e uso da biblioteca escolar
Escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância
Os primeiros anos de escolaridade constituem uma fase crucial para a aprendizagem da leitura e da escrita, assim como para o desenvolvimento do gosto pelos livros, por ler e ouvir ler. O acesso regular às bibliotecas escolares, não só proporciona às crianças um ambiente favorável à leitura, como também contribui significativamente para um ensino mais dinâmico e enriquecedor.
As bibliotecas oferecem aos alunos um espaço dedicado à exploração de uma ampla variedade de livros cativantes e adequados à sua idade e interesses, incentivando o desenvolvimento de competências de leitura e de compreensão desde cedo, e criando um ambiente acolhedor que desperte neles o interesse pela leitura.
A existência de recursos educativos diversificados, como livros informativos, jogos educativos e materiais multimédia, que estimulam a curiosidade dos alunos e promovem uma aprendizagem mais envolvente, torna as bibliotecas verdadeiros centros de aprendizagem ativa, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças e jovens.
Reconhecer a biblioteca como um espaço flexível, é crucial para a sua utilização em pleno. Os professores têm a oportunidade de utilizar este ambiente educativo como uma extensão de suas salas de aula, promovendo atividades interdisciplinares e práticas inovadoras. Nela encontram um cenário propício ao desenvolvimento de projetos, à realização de pesquisas e de atividades colaborativas, enriquecendo a experiência educacional dos seus alunos.
É fundamental que os docentes se apropriem do espaço da biblioteca e o utilizem sem a necessidade constante da presença do professor bibliotecário. Isso não só promove a autonomia dos docentes, como também encoraja a integração da biblioteca no plano de ensino, possibilitando uma abordagem mais personalizada e adaptada às necessidades de cada turma.
A abertura alargada e regular das bibliotecas não é apenas uma decisão logística, mas uma estratégia educativa com impactos diretos no desenvolvimento integral dos alunos. Ao criar um ambiente propício à leitura, à curiosidade e à aprendizagem dinâmica, as bibliotecas tornam-se catalisadoras do processo educativo, contribuindo para a formação de alunos autónomos, críticos, ávidos por conhecimento e mais criativos. É, assim, imperativo reconhecer e fortalecer o papel desses espaços enriquecedores no cenário educacional do 1.º ciclo.
Cabe ao professor bibliotecário, em articulação com os órgãos de gestão, encontrar a melhor solução para garantir esse funcionamento, adequando as possibilidades às diferentes realidades.
Eis algumas sugestões:
Professores do Art.º 79 e redução da componente letiva
- Articule com a direção a distribuição de serviço dos docentes pelas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância.
Assistentes operacionais
- Equacione, com o/a coordenador/a da escola, um tempo para a biblioteca no horário semanal de um/a assistente operacional.
Monitores da Biblioteca
- Aproveite o gosto dos alunos mais velhos e convide-os a serem monitores.
Programa de mentorias
- Organize um programa de mentoria por alunos mais velhos (3.º ciclo/ensino secundário) ou ex-alunos das escolas.
Voluntários de leitura
- Recorra ao programa Voluntários de Leitura e articule a realização das sessões na biblioteca escolar.
Professores aposentados
- Averigue a disponibilidade de professores aposentados e sugira-lhes a biblioteca como espaço onde manter a ligação a alunos e colegas.
Associações de pais
- Mostre a biblioteca à Associação de Pais e incentive os seus membros a tornarem-se seus colaboradores.
Autarquias/ Juntas de Freguesia
- Solicite a colaboração das autarquias para a presença de funcionários na escola/biblioteca, um dia por semana.
Membros da comunidade local
- Analise a sua comunidade local e contacte empresas ou outras instituições que se disponibilizem a colaborar em iniciativas da biblioteca escolar.
📷 CC BY 2.0/ JuliaC2006S
Inside the new Meopham library
Visited the new library in Meopham. A new building on the same site, which it shares with Meopham school, a doctors surgery, leisure centre and nursery. (ps it wasn't empty, I just waited til most people were out of shot!)