A voz - telos 111 | revista
Nome do autor: Fundação Telefónica
Data: 04-07-2019
Download .pdf | Escutar | Sítio web de Telos |
Descrição:
O número 111 do TELOS é dedicado à voz. A língua falada é a herança da humanidade e o seu poder estende-se à tecnologia, máquinas e robôs. A tecnologia, por sua vez, permite-nos recuperar e difundir o valor das línguas, muitas negligenciadas e até maltratadas, para evitar a sua perda definitiva e para que possam contribuir para o desenvolvimento, a paz e a reconciliação, como observou a Assembleia da ONU quando proclamou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas.
A oralidade distinguiu os seres humanos desde o início dos seus dias até hoje, o início de uma mudança liderada pela tecnologia, a voz recupera agora relevância graças aos sistemas de processamento de linguagem natural, da inteligência artificial e dos assistentes virtuais, capazes de interagir com a linguagem humana e aprender connosco.
Na capa desta edição aparece Juliana Rue, professora de música e engenheira de som, é diretora e proprietário do estúdio de som MIUT , especializado em livros de áudio e projetos audiovisuais.
Conteúdo relacionado:
- Experiencias en red - Tecnología al servicio de la pedagogía (revista - download) | fundação telefónica