Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
























Alain de Botton, considerado um filósofo do quotidiano, autor de uma vasta obra em que tenta pensar os problemas do nosso tempo a partir de ideias dos grandes filósofos clássicos, esteve em Lisboa como orador das conferências Inovar a Reforma. Durante a estadia concedeu uma entrevista ao jornal Destak, de que citamos dois excertos, mas sugerimos vivamente a sua leitura integral:

O que é a «Escola da Vida»

A School of Life, que fundei e funciona em Londres, é uma tentativa, que começou há alguns anos, de transferir sabedoria. Normalmente na educação transferimos conhecimento, mas nunca tentamos passar sabedoria... Por sabedoria quero dizer a arte de viver, como vivemos, como amamos, como morremos. Temos a ilusão de que vamos aprendendo pelo caminho, que ao contrário de astrofísica ou da matemática é um assunto óbvio... Ou seja, julgamos que conseguimos ensinar matemática, mas que não conseguimos ensinar como se envelhece, que não há nada a aprender, mas claro que há... Estamos agora a fazer um projecto sobre o envelhecimento e teremos aulas exactamente sobre essa “matéria”. Os alunos são brancos, pretos, ricos, pobres, novos, velhos, é muito democrático.

Dar mais valor à sabedoria

Como sociedade precisamos de aprender a transformar a sabedoria que herdamos do passado, para que cada geração não tenha de descobrir do princípio o que é o amor, o casamento, como educar um filho. Queremos aprender estas lições dos nossos antepassados a tempo de nos serem úteis. Era louco pensar que cada geração tinha de voltar a descobrir a lei da Gravidade, e no entanto quando se chega às áreas da sabedoria, não sei como queremos acreditar que cada um de nós devia redescobrir como viver sabiamente e bem. É disparate e uma perda enorme de tempo. A filosofia é dedicada à sabedoria, essa parte do conhecimento que nos transmite coisas que não só são verdade,mas que além disso nos ajudam, nos fazem sentir melhor, menos sozinhas, com menos medo.


Ler mais no Destak, 5 dez. >>

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor