À Roda dos Livros
Leitura: 3 min |
À Roda dos Livros é um projeto continuado de leitura, integrado no projeto aLer+, que fez a sua estreia em 2012, na biblioteca da Escola Básica Manuel do Nascimento, em Monchique.
Sabemos que a concretização da formação de leitores, embora não seja uma tarefa simples, exige da escola e das bibliotecas ações que estimulem o pensamento, a criticidade, a criação, apresentando bons e diversos materiais de leitura, com os quais seja possível despertar e estimular o gosto pela leitura e pela escrita, desde os primeiros anos escolares.
Apesar de tão essencial, e de fazer parte da educação básica nas nossas escolas, a aprendizagem da leitura e da escrita não ocorre espontaneamente. Passa por um longo processo de aprendizagem, conducente a vários níveis de competência, sendo esta suscetível de ser aumentada e aperfeiçoada ao longo de toda a vida.
É precisamente este o compromisso essencial do projeto. E já lá vão 9 anos, com o tempo necessário que leva a esculpir o olhar, o refletir, o ler, o saborear, as palavras, as frases ou imagens, e a transportar os alunos de uma roda de livros à espiral das interpretações.
Não são raros os testemunhos, de professores, encarregados de educação, alunos e outros agentes educativos da região, a reconhecerem as virtualidades deste projeto. Leia-se, por exemplo, este testemunho de uma professora de português
E a mim faltam-me as páginas. O espaço. Para contar. Para vos Contar.
Digo-vos: no que ao ensino da língua portuguesa, e à formação cívica, diz respeito, deve haver poucas atividades tão completas e enriquecedoras como «À Roda dos Livros». É simples, trata-se disto: ler um livro e apresentá-lo à turma, introduzindo no discurso uma «palavra-mistério». Desejavelmente, muito desejavelmente, de forma continuada, uma apresentação por período. A imagem é esta: um bater de asas (pensemos numa borboleta) a multiplicar-se em todas as direções. Saber ouvir; saber expressar-se; saber sintetizar; saber argumentar; saber criticar; saber avaliar; saber avaliar-se; ser responsável; ser criativo; refletir; rir, chorar, poder errar. Crescer.
(…) Livros, o teu peso, o teu cheiro, sim, deixem-me ser romântica só esta vez, livros, o teu peso, o teu cheiro, o teu corpo, nós à tua volta. Menos um círculo fechado. Mais um degrau numa porta aberta. Uma Roda em jeito de Espiral.” [1]
Em síntese, o alcance dos resultados do projeto é extenso: Incremento do gosto e dos hábitos de leitura/escrita; Mudança na atitude e na resposta dos alunos às atividades de leitura/escrita; Valorização e integração da leitura na vida pessoal e escolar dos alunos; Aumento da utilização da biblioteca escolar, por parte de professores e alunos, para atividades de leitura e escrita (espaço físico e digital); etc.
Contudo, a melhor forma de conhecer o projeto é mesmo explorá-lo. Deixamos, então, aqui algumas sugestões: vídeo | Publicações no blogue | Documentos de suporte às ações/ atividades
Referências
[1] Testemunho de professora de português do 8º ano,“À Roda dos livros: Estória de uma espiral sem fim à vista”, in Bibliotecando, 2018. https://biblioteclando2.blogspot.com/2018/06/a-roda-dos-livros-estoria-de-uma.html