A Rede de Bibliotecas Escolares e a Literacia Informacional e Mediática
Foi publicado a 18 de março de 2025 o Plano Nacional de Literacia Mediática para o período 2025 a 2029, um documento estruturante que estabelece as orientações estratégicas para o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas sobre os media e a informação, em diversos contextos educativos e sociais, em Portugal.
Num tempo em que o acesso à informação é quase ilimitado e em que os media digitais desempenham um papel central no quotidiano das crianças e dos jovens, a escola é chamada a preparar os alunos para uma utilização crítica, responsável e ética dos media e da informação.
Neste contexto, a Rede de Bibliotecas Escolares tem-se afirmado como um dos principais agentes educativos nacionais na promoção da literacia informacional e mediática, estando inteiramente disponível para colaborar ativamente na implementação do Plano, em continuidade com o trabalho consistente, estruturado e inovador que tem vindo a desenvolver nesta área.
A infografia A Rede de Bibliotecas Escolares e a Literacia Informacional e Mediática (2023-2024) apresenta, de forma sintética, as principais linhas de intervenção desenvolvidas neste domínio, ao longo do último ano letivo, e convida à reflexão sobre o caminho percorrido e o que importa continuar a construir.
Estratégias em curso
A RBE desenvolve, continuadamente, um conjunto integrado de ações, projetos e recursos que estruturam a intervenção das bibliotecas escolares no domínio da literacia informacional e mediática. Entre essas medidas destacam-se:
- Orientações, sugestões de atividades e recursos de apoio
Publicação sistemática de orientações, enquadradas no referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, propostas de atividades para serem desenvolvidas em articulação entre as bibliotecas escolares e os docentes curriculares e disponibilização de múltiplos recursos de apoio ao trabalho das bibliotecas escolares. - Ações no âmbito dos media escolares tradicionais
Participação das bibliotecas escolares nas equipas de Jornais, Rádios ou TV escolares, frequentemente coordenando-as. - ProLiteracias: Media e Informação com a biblioteca escolar
Incentivo ao desenvolvimento de programas estruturados e sustentados de literacia mediática e informacional nas escolas, a partir das bibliotecas escolares, com formação, acompanhamento de proximidade e financiamento específico. - Iniciativas próprias ou em parceria, nacionais e internacionais
Promoção de atividades como o Concurso Media@ção, Debaqi, Miúdos a Votos, Operação 7 dias com os media, Da tua Biblioteca ao PÚBLICO, entre outras. - Formação e autoformação
Ações de formação contínua para professores bibliotecários e publicação regular de bibliografia e recursos no blogue RBE, promovendo a atualização permanente de competências. - Encontros formativos
Integração do tema da literacia informacional e mediática em encontros regionais e nacionais, da responsabilidade da RBE ou nos quais se envolve como parceira. - Parcerias
Cooperação com entidades como o GILM, o Plano Nacional de Cinema, o PÚBLICO na escola, a IFLA, o projeto MiúdosSegurosNa.Net e a Google, entre outras.
Um percurso em construção
Desde a sua criação, em 1996, a Rede de Bibliotecas Escolares reconheceu a literacia da informação como uma competência fundamental para o desenvolvimento das competências de leitura, investigação e pensamento crítico dos alunos. Com a entrada no novo milénio e a progressiva integração das tecnologias digitais no quotidiano escolar e social, o conceito de literacia alargou-se, passando a incorporar também as dimensões mediática e digital.
Ao longo de quase três décadas, a RBE tem afirmado o seu compromisso com estas áreas, através de um percurso consistente, progressivo e inovador. A sua intervenção tem-se concretizado num vasto leque de medidas estruturantes e atividades específicas que sustentam uma visão educativa centrada na capacitação crítica dos alunos. Desde os primeiros apoios a projetos locais e à partilha de boas práticas, até à criação de referenciais e programas próprios, a RBE tem vindo a construir um ecossistema de literacia sólido, plural e em permanente evolução.
Algumas etapas marcantes deste percurso:
- 2002-2007
Divulgação de boas práticas e criação do Blogue RBE, enquanto espaço de partilha sobre literacia da informação e dos media. - 2012 (2017)
Publicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, documento que estabelece os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores a desenvolver em articulação com o currículo. Publicação revista e alargada ao Ensino Secundário em 2017. - 2013-2017
Integração no GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática). Realização de ações de formação específicas. Participação no estudo nacional sobre os Níveis de Literacia Mediática dos jovens do 12.º ano. - 2015-2018
Disponibilização das plataformas Aprender Digital, Apps para a Educação e da ferramenta MILD – Manual de Instruções para a Literacia Digital, para apoiar o trabalho nas bibliotecas. - 2019-2020
Publicação dos sítios de apoio Aprender com a Biblioteca Escolar: Atividades e Recursos e Biblioteca Escolar Digital. Estudo sobre Literacia Mediática nas Bibliotecas Escolares. Início de projetos como Da tua Biblioteca ao PÚBLICO e Debaqi. - 2020-2023
Publicação de novos recursos, como o Guia Orientador para Programas de Literacia. Colaboração no estudo bYou, sobre as vivências e expressões de crianças e jovens face aos media. - 2023-2025
Lançamento do programa ProLiteracias: Media e Informação com a Biblioteca Escolar e integração em projetos internacionais como Supercharged by AI e Super Searchers Portugal, reforçando o trabalho sobre os desafios da inteligência artificial e da pesquisa crítica.
Perspetivas futuras
Os desafios que se colocam às escolas e às bibliotecas escolares continuarão a ser exigentes. A complexidade do ecossistema informacional, a proliferação da desinformação, o impacto das redes sociais e da inteligência artificial tornam ainda mais relevante o trabalho das bibliotecas escolares na promoção da literacia informacional e mediática e do pensamento crítico.
Para os próximos anos, as perspetivas da RBE passam por:
- Continuar a disponibilizar/ atualizar orientações, atividades e recursos de apoio dando suporte permanentemente atualizado ao trabalho das bibliotecas escolares;
- Consolidar os programas de literacia mediática e informacional como parte integrante dos projetos educativos de escola, com articulação curricular e avaliação do impacto;
- Reforçar a formação de professores e equipas de biblioteca, assegurando uma atualização constante face às mudanças tecnológicas e sociais;
- Estimular a produção de conhecimento e investigação, em colaboração com instituições do ensino superior, para melhor compreender os contextos e necessidades das comunidades educativas;
- Ampliar as parcerias nacionais e internacionais, beneficiando da diversidade de olhares e experiências;
- Continuar a incentivar a voz dos alunos como produtores de informação e agentes de mudança, através de projetos colaborativos, oficinas criativas e produção de media com propósito educativo.
A Rede de Bibliotecas Escolares continuará, assim, a apresentar-se como um eixo fundamental na construção de escolas que ensinam a ler, interpretar e transformar o mundo, apostando na literacia informacional e mediática e educando para a liberdade, a cidadania e a democracia.
Recursos e ligações úteis:
📌 Plano Nacional de Literacia Mediática – 2025-2028
📌 A RBE e a Literacia Informacional e Mediática (2023-2024)
📌 Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
📌 Aprender com a Biblioteca Escolar: Atividades e Recursos
📌 ProLiteracia: Media e Informação com a biblioteca escolar
📌 Biblioteca Escolar Digital
📌 MILD – Manual de Instruções para a Literacia Digital
📌 Blogue RBE – Literacia Mediática