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Blogue RBE

Qui | 23.03.23

A presença em linha das bibliotecas - um processo sempre em construção

Parte 1 - Como Criar uma Identidade Digital de Sucesso

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A rápida evolução da tecnologia e a presença constante dos ambientes digitais têm trazido mudanças profundas na vida profissional, pessoal e social. As bibliotecas escolares não podem ficar alheias a esta hibridez que caracteriza o nosso dia-a-dia, pelo que devem encontrar respostas que lhes permitam adaptar-se às necessidades dos seus utilizadores e oferecer serviços e recursos de qualidade, quer no seu espaço físico, quer em linha, assegurando, desta forma, a transição para uma biblioteca com dimensão digital.

É este o percurso que as bibliotecas escolares têm feito por todo o país, procurando criar uma identidade digital forte e coesa, como ponto de partida para o desenvolvimento de uma biblioteca escolar inovadora que também oferece serviços digitais de qualidade à sua comunidade.

Neste processo de construção de uma identidade digital coerente e diversificada, as bibliotecas escolares têm escolhido cuidadosamente os canais de comunicação que melhor se adequam aos seus objetivos, de forma a disponibilizar informações relevantes sobre os seus serviços, projetos e recursos, assim como a estabelecer ligações com a sua comunidade de utilizadores e a promover a interação entre eles.

O canal principal - a página WEB ou blogue da biblioteca - é a principal porta de acesso aos serviços, recursos, atividades e informações da biblioteca. Os canais complementares - redes sociais, por exemplo - difundem a informação do canal principal e permitem alcançar públicos diferentes, de acordo com a tipologia do canal e o objetivo a alcançar.

São estes canais de comunicação que permitem à biblioteca escolar expandir a sua presença, disponibilizando serviços digitais inovadores que se adequam a novas formas de trabalhar, estudar, aprender e de aceder ao livro e à cultura.

No desenho da identidade digital, para além da seleção criteriosa dos canais, as bibliotecas escolares utilizam um logótipo que as identifica, constituindo a sua imagem de marca. Uma apresentação clara e visível reforça a identidade da biblioteca em linha. Falamos da identificação da instituição (escola/agrupamento de escolas), com ligação para a respetiva página WEB, da localização da biblioteca, dos contactos físicos e digitais, da disponibilização de documentos estruturantes, de projetos que desenvolve, bem como da identificação das parcerias estabelecidas.

 

Figura1_ArtigoPresençaemLinha_1IdentidadeDigital

Fig.1 – Canal principal das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém

Para além do canal principal, constitui uma boa prática, apresentar a mesma imagem de marca e a mesma designação da biblioteca em todos os canais complementares, redes sociais e/ ou outras plataformas, bem como, em todos os documentos/ recursos produzidos e disponibilizados.

Figura2_ArtigoPresençaemLinha_1IdentidadeDigital

 

   Figura3_ArtigoPresençaemLinha_1IdentidadeDigitalFigura4_ArtigoPresençaemLinha_1IdentidadeDigital

Fig. 2, 3 e 4 – Outros canais das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, respetivamente Facebook, Instagram e Youtube

No canal principal é importante incluir a ligação para os restantes canais e outras plataformas utilizadas, bem como para o site/ portal da respetiva Escola/ Agrupamento de Escolas.

 

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Fig. 5 – Ligações para as várias redes da biblioteca do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, na respetiva página WEB.

 

Outros exemplos significativos da presença em linha das bibliotecas escolares serão publicados, no seguimento deste primeiro artigo que se debruça sobre a identidade digital. Esperamos que estes artigos possam servir como inspiração para outras bibliotecas que desejem desenvolver sua presença em linha.

Ressalva-se que as páginas WEB e/ ou blogues ou outros canais complementares das bibliotecas, divulgados nestes artigos estão em processo constante de melhoria, pelo que outros conteúdos e informação aí constantes poderão não estar atualizados.

 

Referências

Rede de Bibliotecas Escolares (2020). Presença em linha de bibliotecas escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/602/presenca_emlinha.pdf

Fonte das imagens

Imagem de capa: Imagem de Gerd Altmann em Pixabay 

Figura 1: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Bibliotecas Escolares (2023, mar 13). https://besaesc.wixsite.com/besaesc

Figura 2: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém (2023, fev 22). https://www.facebook.com/BibliotecasEscolaresAESC/

Figura 3: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Bibliotecas AESC (2023, fev 22).https://www.instagram.com/bibliotecasaesc/

Figura 4: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Bibliotecas Escolares do AESC: conteúdos próprios. (2023, fev 22). https://www.youtube.com/@bibliotecasescolaresdoaesc4272/playlists

Figura 5: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Bibliotecas Escolares (2023, mar 13). https://besaesc.wixsite.com/besaesc

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0