A inteligência artificial nas Bibliotecas Escolares
Ciente da importância que a temática da Inteligência Artificial assume nas escolas, a Rede de Bibliotecas Escolares publicou uma série de artigos que abordam a inteligência artificial (IA) e as suas implicações para as bibliotecas escolares. O objetivo destes artigos é proporcionar uma visão geral e atualizada sobre a IA e as suas possibilidades para as bibliotecas escolares, bem como apresentar sugestões práticas para quem deseja iniciar ou aprofundar o uso desta tecnologia.
____________________________________________________________________________
Desafios e Oportunidades
(Blogue RBE, Qui | 07.12.23)
“A AI no domínio da educação já não pertence a um futuro distante. Já está a mudar a forma como as escolas, as universidades e os educadores trabalham, bem como a forma como os nossos filhos aprendem” (Comissão Europeia, 2022, p. 6). Torna-se, por isso, crucial assegurar que a inteligência artificial promova uma educação de alta qualidade e oportunidades de aprendizagem acessíveis a todos, independentemente de género, deficiência, posição social ou económica, origem étnica ou cultural, ou localização geográfica (UNESCO, 2019).
____________________________________________________________________________
Um Contributo para o Desenvolvimento Digital das Escolas
(Blogue RBE, Qua | 10.01.24)
A título de exemplo, apresentam-se algumas propostas de ação, para cada uma das três dimensões do PADDE: organizacional, pedagógica e tecnológica. Trata-se de pontos de partida, a adaptar às necessidades específicas.
____________________________________________________________________________
Uma resposta estratégica aos desafios da aprendizagem
(Blogue RBE, Qua | 14.02.24)
Este artigo reflete sobre a necessidade de estabelecer diretrizes claras, éticas e transparentes para a utilização da IA em contexto educativo e apresenta propostas de utilização com os alunos.
____________________________________________________________________________
Uma resposta estratégica aos desafios da aprendizagem. Os assistentes virtuais
(Blogue RBE, Qua | 06.03.24)
Neste artigo apresentam-se exemplos de assistentes virtuais gratuitos que podem ser utilizados em contexto de sala de aula e de biblioteca escolar para apoiar o processo de aprendizagem e proporcionar uma experiência personalizada aos alunos.
____________________________________________________________________________
Estratégias inovadoras para apoiar o trabalho dos professores
(Blogue RBE, Qua | 10.04.24)
A Inteligência Artificial pode ser usada como uma ferramenta de apoio para o trabalho dos professores. Veja alguns exemplos e sugestões de instrumentos neste artigo.
____________________________________________________________________________
A inteligência artificial nas bibliotecas escolares: serviços inovadores e personalizados
(Blogue RBE, Qua | 08.05.24)
Neste artigo, apresentamos exemplos de utilização da IA que podem contribuir para a inovação e personalização dos serviços prestados pelas bibliotecas escolares.
____________________________________________________________________________
A inteligência artificial nas Bibliotecas Escolares: Desafios éticos e legais
(Blogue RBE, Qua | 26.06.24)
A implementação destas tecnologias levanta questões éticas e legais que devem ser cuidadosamente consideradas para garantir um uso responsável e seguro da IA em contexto educativo. Este último artigo da série “A inteligência artificial nas bibliotecas escolares” aborda estas questões.