Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




2021-02-08.jpeg

O CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura - resulta da parceria entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação, desde setembro de 2015.
A missão do CiiL consiste na promoção precoce do sucesso na aprendizagem da leitura. Para tal o CiiL investe na promoção do desenvolvimento das competências pré-leitoras e competências leitoras alicerce. A intervenção CiiL ocorre em contexto escolar, dentro da mancha letiva, e dirige-se a todas as crianças com 5 anos na Educação Pré-Escolar (EPE) e a todos os alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB).
Atualmente, a intervenção decorre em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto, no âmbito de uma candidatura cofinanciada – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Programa Operacional do NORTE 2020.
O CiiL implementa dois programas de intervenção, um dedicado às crianças do último ano da EPE e outro direcionado aos alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Estes programas caracterizam-se pela sua natureza sistemática e por um carácter lúdico, numa lógica de intervenção precoce. Na EPE, o programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica, com especial enfoque na consciência fonémica. As sessões têm periodocidade bissemanal, com duração de 45 minutos, sendo dinamizadas pelo técnico CiiL em colaboração com o educador de infância, em contexto de sala aula.
No 1.º CEB, o programa destina-se à promoção do conhecimento do princípio alfabético e do processo de descodificação. A intervenção decorre diariamente, em contexto de pequeno grupo fora da sala de aula, com as crianças sinalizadas como em risco de experienciar dificuldades em dois ambientes (i) real (uma sessão de grupo) e (ii) virtual (quatro sessões, através do Software Eu Leio (Parceria Instituto Politécnico do Porto - Porto Editora). Este programa inclui ainda,com periodicidade semanal, uma sessão de turma, em contexto de sala de aula, dinamizada pelo técnico CiiL em colaboração com o professor titular.
A intervenção decorre entre novembro e maio, sendo os resultados monitorizados através de uma avaliação inicial, entre setembro e outubro, e uma avaliação final entre maio e junho. Os resultados destas avaliações são apresentados à comunidade escolar, através do envio de relatório, e da realização de reuniões com os interlocutores nos AEs.

Os programas de intervenção realizados pelo CiiL têm revelado resultados consistentemente positivos. Ao longo destes anos, relativamente à EPE, os resultados indicam uma evolução estatisticamente significativa do momento pré-intervenção para o momento pós-intervenção nas componentes: linguagem, consciência fonológica metalinguística do fonema e segmentação fonémica. Os resultados revelam ainda que, na avaliação ao final do ano, as crianças que foram alvo da intervenção CiiL apresentam resultados estatisticamente superiores e com uma magnitude de efeito também superior oas resultados obtidos por crianças com características equivalentes mas que não usufruíram desta intervenção. Quanto ao 1.º CEB, os alunos apresentam resultados significativamente mais elevados no momento pós-intervenção comparativamente ao momento pré-intervenção ao nível do processamento fonológico: consciência fonémica e segmentação fonémica; do processamento da palavra escrita: ao nível da leitura e escrita de letras e leitura de palavras e de pseudopalavras. Os resultados indicam também que no pós-teste, os alunos que foram alvo de intervenção apresentam resultados estatisticamente superiores aos de alunos que não usufruíram da intervenção CiiL, assim como atingem resultados ao nível dos valores de referência para o final do 1.º ano.

Os resultados positivos espelham opções estratégicas do CiiL: sustentação da ação no conhecimento científico atual, intervenção precoce e sistemática nas competências identificadas como preditores e/ou altamente correlacionadas com o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita e a aposta numa equipa estável e multidisciplinar.
Respondendo ao sentido de responsabilidade científica e social o CiiL propôs-se alavancar o âmbito de atuação: através da criação da Rede CiiL, ao nível nacional e ao nível internacional, no âmbito da lusofonia. O objetivo da Rede CiiL é partilhar e alargar a resposta de intervenção ao nível da promoção precoce da aprendizagem da leitura nos territórios da lusofonia. A Rede CiiL nacional inclui o Instituto Politécnico do Porto, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), a Universidade do Algarve e o Instituto Politécnico de Viseu. Ao nível da Rede Internacional o CiiL-Instituto Politécnico do Porto estabeleceu uma Parceria Científica com a CAPES (Brasil). Ao abrigo desta parceria foi desenvolvido um Plano de Formação dririgido à Capacitação ao nível da Metodologia CiiL. O Curso teve incício em janeiro de 2021 com mais de 96 000 inscrições – Professores e Educadores brasileiros.
A parceria do CiiL com a Rede de Bibliotecas Escolares surge, desde a constituição do CiiL, da ambição em comum em contribuir para que todas as crianças possam vir a ser leitoras autónomas e proficientes. Visando este objetivo o CiiL privilegia, ao nível da intervenção, a EPE e o início do 1º ciclo, em face do potencial, nesta fase, da capacidade de aprendizagem e de motivação para aprender a ler. Também em comum com a RBE o CiiL concentra o investimento ao nível da intervenção no espaço da Escola e na estreita colaboração com os Educadores e Professores. Em jeito de síntese, o CiiL investe nos alicerces da leitura, na expectativa de, somados alguns anos de vida (e de leituras), cada indvíduo poder gozar em pleno dos dez direitos do leitor elencados por Pennac.


Porto e CiiL, 27 jan 2021
Ana Sucena, Coordenadora Científica do CiiL


Para saber mais:

Através dos canais Facebook, Instagram e YouTube, são publicadas atividades sob a forma de vídeo dirigidas à promoção das competências pré-leitoras e das competências leitoras, que podem ser utilizadas por qualquer docente.

2021-02-08.png

 



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogue RBE em revista

Clique aqui para subscrever


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor