Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 08.07.21

A colaboração em prol da literacia - "Conto Contigo" na Rede de Bibliotecas de Condeixa

2021-07-08.png

A Rede de Bibliotecas de Condeixa promoveu, durante o 3º. Período, a II edição do Programa “Conto Contigo”, uma iniciativa com chancela da Fundação Aga Khan em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que visa favorecer práticas de literacia familiar e fomentar a consciência parental sobre a importância de desenvolver hábitos e práticas que promovam a literacia emergente de crianças em idade pré-escolar (5-6 anos).

A decisão de implementar esta prática surgiu de uma necessidade sentida e teve como ponto de partida uma formação ministrada por especialistas da Fundação Aga Khan a técnicos de Bibliotecas Públicas e Escolares, no mês de Setembro de 2017, em Arganil, , na qual participou uma técnica da biblioteca municipal e uma professora bibliotecária.

Posteriormente, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Condeixa frequentaram ainda a Oficina de Formação “Literacia familiar e aprendizagem da leitura e da escrita”, que decorreu nos primeiros meses de 2019, e que foi oferecida a professores do 1º ciclo e professores bibliotecários.

2021-07-08-2 - RBE Social.jpg

Após o sucesso da implementação local do programa, em 2018, e acreditando no poder transformador desta prática, a Rede de Bibliotecas de Condeixa decidiu avançar para uma nova edição, em plena pandemia, adaptando as estratégias existentes a um regime maioritariamente online.

Histórias e jogos divertidos para a descoberta da linguagem escrita foi então o desafio lançado a todas as famílias que desejassem ajudar as crianças a descobrir o mundo da leitura.

De 07 de maio a 18 de junho de 2021, através de sessões online gratuitas, quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h00 às 19h30, oito famílias participaram ativamente em sessões de carácter lúdico, com intuito de fomentar um conjunto de competências de literacia emergente. 

A partir da observação do mundo das coisas escritas e da leitura de histórias, os pequenos participantes e as suas famílias tiveram oportunidade de explorar a grafia e os sons, de descobrir as convenções e funções da escrita, desenvolvendo a consciência fonológica nos mais pequenos. As sessões compreenderam cinco momentos: acolhimento, leitura, jogos sonoros, atividades de escrita, conversa com as famílias.

Sem nome.png

Foram também disponibilizados recursos digitais, que enriqueceram as dinâmicas e que se encontram acessíveis para utilização futura, dando continuidade ao trabalho iniciado, de forma autónoma e divertida.

Palavras aos bocadinhos: (https://bit.ly/3jRuPYb)

Palavras que rimam: (https://bit.ly/3dU8tBK)

Palavras que começam com o mesmo som: (https://bit.ly/2TLEiFW)

Tira o 1º bocadinho da palavra... o que fica? (https://bit.ly/2TE72AB)

Para além das linhas programáticas do “Conto Contigo”, foi concretizada, ao longo deste processo, uma estreita ligação entre as bibliotecas da rede local, como serviços privilegiados de acesso à leitura e formação de leitores. Após cada sessão, os participantes puderam levantar, ao longo da semana seguinte, na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento, uma sacola de livros selecionados em função dos aspetos trabalhados em cada sessão. Também foi incentivada a utilização do catálogo coletivo, em linha,  pelas famílias [disponível em https://bit.ly/3ABwwPw] ou ainda o contacto com as bibliotecas, quer a municipal [ biblioteca@cm-condeixa.pt] como as escolares [bibliotescondeixa@gmail.com], para acompanhamento e curadoria de leitura.

Cor, humor e muito entusiasmo marcaram também a última sessão desta II edição, realizada presencialmente, nos jardins da Biblioteca Municipal. O grupo teve ainda oportunidade de participar no encontro com a escritora Adélia Carvalho, que ocorreu no Auditório do Museu Po.Ro.S.

Este é um exemplo das medidas preventivas do insucesso escolar e promotoras da inclusão dinamizada pelas bibliotecas ao nível do concelho de Condeixa-a-Nova, procurando alcançar impacto no percurso escolar e pessoal das crianças e dos jovens.

Ana Rita Amorim e Carla Fernandes (PB do AE de Condeixa-a-Nova)

Ana Froufe e Inês Rodrigues (BM de Condeixa-a-Nova)

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0