A Biblioteca no centro da Escola

Neste dossier reúnem-se quatro testemunhos de diretores que partilham, em registos distintos mas igualmente comprometidos, a forma como veem e vivem a biblioteca escolar no quotidiano das suas comunidades educativas. São vozes que decidem e que reconhecem na biblioteca um espaço essencial de aprendizagem, inclusão, pertença e futuro.
De Felgueiras a Castelo Branco, de Guimarães a Azeitão, a biblioteca é aqui entendida como um lugar onde se constrói cultura, se desenvolvem competências e se promovem valores. Um espaço que dialoga com os projetos educativos, acompanha o currículo, dinamiza a escola e acolhe todos os que nela aprendem, ensinam e vivem.
Ler, crescer, pensar, partilhar: a biblioteca está no centro da escola, mas também no centro da visão de quem a dirige com consciência pedagógica e sensibilidade humana.
![]()
A minha biografia na biblioteca
Ter | 18.03.25
Neste testemunho pessoal e evocativo, Jorge Morgado, diretor do Agrupamento de Escolas de Airães, Felgueiras, percorre as bibliotecas da sua vida, da biblioteca itinerante da Fundação Gulbenkian às prateleiras carcomidas da escola primária, da banda desenhada nos “furos” à Enciclopédia Luso-Brasileira usada como Google da adolescência.
Hoje, como líder educativo, reconhece na biblioteca escolar um espaço essencial: de aprendizagem e de ser, onde se cultivam sentidos, talento e pertença. “Bibliotecar”, escreve, é deixar que a vida se transforme com a(s) biblioteca(s) que nos acompanham.
Uma reflexão inspiradora sobre o valor da leitura e da biblioteca ao longo da vida e sobre a importância de todos termos, como ele, uma biografia na biblioteca.
__________________________________________________________________________
![]()
Biblioteca Escolar – Espaço de (Re)Encontros
Ter | 13.05.25
Para Luís Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (Castelo Branco), a biblioteca escolar é o coração vivo da escola. Neste testemunho, sublinha o papel da biblioteca como lugar de inclusão, bem-estar e construção de saberes, onde se cruzam currículos, literacias, criatividade e cidadania.
Através do trabalho colaborativo entre professores, alunos e a professora bibliotecária, a biblioteca afirma-se como espaço de descoberta, partilha e encontro, preparando os alunos para os desafios do presente e do futuro. Um investimento estratégico, humano e educativo, com impacto real na qualidade das aprendizagens.

Biblioteca Escolar… OLHARES
Ter | 17.06.25
Para Maria do Carmo Pereira, diretora do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar (Guimarães), a biblioteca escolar é um lugar onde cabem todos os mundos: o real e o imaginário, o passado e o futuro, o saber e o sentir.
Neste testemunho, sublinha o papel estruturante da biblioteca como motor pedagógico, cultural e integrador do projeto educativo. Dá conta de práticas que ligam leitura, ciência, arte e cidadania, e destaca a importância de investir em equipas qualificadas e redes colaborativas. A biblioteca escolar, afirma, não é apenas um recurso, uma forma de olhar e viver a escola.
__________________________________________________________________________

Azeitão: As Bibliotecas como Pontes para o Futuro
Ter | 08.07.25
Para Gisélia Piteira, diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, as bibliotecas escolares são lugares onde o conhecimento encontra o afeto, a inovação dialoga com a tradição e cada aluno encontra espaço para crescer.
Neste testemunho marcado por emoção e compromisso, evidencia-se o papel das bibliotecas como faróis educativos, motores de inclusão, criatividade, leitura partilhada e construção de comunidade. Com projetos como Biblioteca sobre Rodas ou Assaltos de Leitura, o agrupamento constrói, todos os dias, uma escola mais humana, justa e com futuro, com a biblioteca no centro da sua visão educativa.