A Biblioteca Escolar: Um espaço multifacetado ao serviço da educação das crianças e dos alunos do AE de Lordelo
por Beatriz Castro, Diretora do AE de Lordelo, Paredes
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, é, assumidamente, marcado por uma cultura científica e artística de base humanista, em que impera a operacionalização de um conjunto de competências que se pretendem que todas as crianças e alunos desenvolvam para o exercício de uma cidadania ativa e informada.
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, refere no seu preâmbulo, que
a sociedade atual enfrenta novos desafios decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem. Nesta incerteza quanto ao futuro, onde se vislumbra uma miríade de novas oportunidades para o desenvolvimento humano, é necessário desenvolver nos alunos competências que lhes permitem questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos.
Ora, a escola tem de re(pensar) a sua ação e assumir uma multiplicidade de compromissos e pensar que a educação, como processo de nos tornarmos pessoas ou de nos fazermos a nós próprios, exige contextos ou espaços favoráveis, desde logo espaços pautados pelo exercício da autonomia, da liberdade e da responsabilidade. (Parecer 2/2004, do CNE).
A biblioteca escolar é um espaço de excelência para que a escola se possa reconfigurar e cumprir a sua missão atual, porque é o centro fulcral para a aquisição de diferentes literacias, quer em ambientes físicos ou digitais, e para o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação, da colaboração e da criatividade de todas as crianças e alunos.
Partindo desta premissa, sempre norteei a minha ação no apetrechamento e modernização das três bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Lordelo (doravante designado por AE Lordelo) de forma a tornarem-se lugares atrativos e acolhedores para todas as crianças, alunos, professores, pessoal não docente, pais/encarregados de educação, e demais utilizadores que o frequentam. Para conseguir tal desígnio, o AE Lordelo candidatou-se a vários projetos para aquisição de equipamentos e de fundo documental, promoveu, e continua a promover, o envolvimento do agrupamento em parcerias, projetos e atividades que, pela sua natureza e enquadramento, facultam o acesso a recursos financeiros, ou outros com igual valor, contribuindo, assim, para o apetrechamento das bibliotecas escolares, complementando e aliviando o esforço imposto ao orçamento do agrupamento.
As bibliotecas do AE de Lordelo são espaços multifacetados, permitindo uma verdadeira aprendizagem ativa e colaborativa, constituindo-se como o pilar do desenvolvimento curricular e da promoção das diferentes literacias de modo a potenciar uma maior participação de todas as crianças e alunos em ambientes inclusivos. Nestes espaços físicos acolhedores, funcionais, abertos e vívidos, desenvolve-se uma multiplicidade de atividades curriculares e extracurriculares.
A biblioteca escolar aposta num trabalho de proximidade com todos os docentes dos diferentes departamentos curriculares de forma a integrar os recursos existentes das bibliotecas nas atividades curriculares. A título exemplificativo destacam-se os projetos desenvolvidos: “A ler, recontar e ouvir, aprendo”, “Leitura em vai e vem” e “10 minutos a ler” dirigidos às crianças da educação pré-escolar; criação do “Clube de Leitura”, nos 2.º e 3.º anos de escolaridade, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar - Habilidades Linguísticas; “Diários de Escrita com a Biblioteca Escolar”, nos 3.º e 4.º anos de escolaridade; “Vamos escrever com a biblioteca escolar”, no 2.º ciclo e nos 7.º e 8.º anos de escolaridade; “Vou levar-te comigo”, no 3.º ano de escolaridade; “Livr´ à mão”, no 4.º ano de escolaridade; “10 minutos a ler”, nos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, e “Leitura orientada”, nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Estes projetos constavam no Plano de Recuperação das Aprendizagens 2021/2024.
A biblioteca escolar oferece uma diversidade de atividades educativas e culturais, tais como, encontros com escritores, designadamente na semana da leitura, encontros temáticos, comemoração de efemérides, em articulação com as diversas estruturas pedagógicas do AE Lordelo (Serviço de Psicologia e Orientação, Clube do Desporto Escolar, Clube Europeu, Clube Eco-Escolas, Projeto de Educação para a Saúde e Sexualidade ...), workshops, sessões de divulgação, estimulando nas crianças e nos alunos o trabalho colaborativo, a partilha de saberes, o desenvolvimento cognitivo, da criatividade, da autonomia e do espirito crítico, bem como o desenvolvimento afetivo e social dos discentes. Deste modo, a biblioteca escolar desempenha uma função indispensável na concretização de projetos interdisciplinares ou transdisciplinares bem como na ocupação dos tempos livres das crianças e dos alunos.
Dado que as bibliotecas do AE Lordelo apresentam um espaço educativo multifuncional, e como forma de promover a sua imagem, elas são “palco” para a realização de diversas atividades, tais como: assembleias de alunos do ensino básico e do ensino secundário, no âmbito da medida “Dar voz aos alunos”; Focus Group, dinamizados pela equipa de avaliação interna e pela equipa EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) , envolvendo alunos, pessoal docente, pessoal não docente, pais e encarregados de educação e empregadores; realização das provas de aptidão dos alunos dos cursos profissionais abertas à comunidade.
A biblioteca escolar tem tido um papel ativo no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Com efeito, a biblioteca escolar, em articulação com a equipa PADDE, promoveu, nos últimos três anos letivos, ações de formação de curta duração e workshops, por forma a capacitar os alunos, o pessoal docente, o pessoal não docente e os pais/encarregados de educação, garantindo a todos o uso das tecnologias digitais de uma forma responsável, ética e eficaz numa sociedade cada vez mais dinâmica, imprevisível e digital.
O AE de Lordelo tem como missão prestar à comunidade um serviço público de qualidade, garantindo o direito de cada aluno a uma educação inclusiva, promotora de melhores aprendizagens, de modo a que todos os alunos alcancem as competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Na persecução da nossa missão, é fundamental que a biblioteca escolar continue a ser um espaço educativo integrador das múltiplas literacias, dispondo de um acervo diversificado e atualizado, de recursos e ferramentas digitais e de espaços físicos aprazíveis para que as crianças e alunos se sintam felizes e capazes de desenvolverem um conjunto de competências alinhadas com o PASEO.
Beatriz Ester Moura de Castro
Diretora do Agrupamento de Escolas de Lordelo, Paredes