Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 01.06.21

A biblioteca escolar também diverte

2021-06-01 memes.jpeg

Início de mais um mês, num ano letivo difícil, que se aproxima do fim, com uma rapidez de causar vertigens… Todos acusam dolorosamente o cansaço, decorrente do enorme desgaste de energias que têm sido necessárias para, contra todas as dificuldades, manter as bibliotecas sempre ativas e a inspirar as suas comunidades…

Tempo para uma pequena pausa, quase um café na esplanada, antes de nos despedirmos provisoriamente dos nossos meninos e de nos entregarmos a todas as tarefas burocráticas e de reflexão sobre o trabalho que caracterizam todos os finais de anos letivos.

E nessa pausa, uma sugestão divertida para os professores bibliotecários: Vamos criar um conjunto de memes divertidos sobre a biblioteca escolar para, todos juntos, nos animarmos e divertirmos.

Recordamos o nosso post de 09/04 (Os Memes da Internet e o Seu Potencial Didático):

 

Um meme pode ser uma imagem, uma ideia, informação ou comportamento que geralmente corresponde à sua reutilização ou alteração e que, gradativamente, se transforma num fenómeno de partilha na Internet. Se o meme da internet ganha vida própria no universo digital, caso os internautas assim o decidam, a sua plasticidade é concedida pelas alterações que estes introduzem e pela natureza aleatória e espontânea de todo este processo que, apesar de tudo, segue alguns critérios - para o sucesso de um meme é necessário um toque de ironia e de absurdo, algum humor ou sátira, crueza ou espírito transgressivo.

 

Assim, desafiam-se as bibliotecas a aventurarem-se pelo mundo dos memes. Os mesmos serão divulgados no instagram da RBE. Para se inspirar, explore as ferramentas para elaboração de memes que encontra na biblioteca escolar digital. Experimente! Verá como se diverte!

As bibliotecas deverão publicar as suas propostas nos respetivos Instagram e usar #BibliotecaEscolarDiverte e @rbe_pt. Posteriormente, serão republicados os memes considerados mais significativos.

_____________________________________________________________________________________________________________________