A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, que define a Educação como uma das áreas-chave para o desenvolvimento digital do país, as escolas foram convidadas a criar os seus PADDE - Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas.
Estes PADDE devem ter por referência o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) que foi definido pela União Europeia com o objetivo de reconfigurar os sistemas de ensino e de formação para a era digital.
A biblioteca escolar, enquanto estrutura da escola que integra e favorece a inovação, pode contribuir de forma significativa para a elaboração e implementação destes planos de ação; e os professores bibliotecários têm um papel importante a desempenhar no seu desenho e execução, nas respetivas escolas.
Para apoiar as escolas e os professores bibliotecários nesta fase inicial de elaboração dos PADDE, foi produzido o documento que se divulga, onde se apresentam exemplos de linhas de ação a desenvolver. Estes exemplos constituem-se como critérios de sucesso para o trabalho da biblioteca escolar no âmbito do digital, mas não os esgotam, deixando, aos professores bibliotecários, a autonomia e responsabilidade de desenvolver um trabalho adequado aos contextos e necessidades dos seus agrupamentos.
Leia o documento: A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola