Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 19.04.24

A Biblioteca Escolar: mais do que um espaço, uma experiência para a vida

por Frederico Escada, Diretor do AE Padre João Coelho Cabanita (Loulé)

Vozes.png

A Biblioteca Escolar deixou de ser um mero depósito de livros para se tornar num centro vibrante de aprendizagem, criatividade e inclusão. A sua missão vai muito além do empréstimo de livros, assumindo um papel crucial na formação integral dos alunos e no desenvolvimento de toda a comunidade escolar.

De facto, as suas paredes não definem o seu alcance, pois é um espaço dinâmico, de liberdade e adaptável, que se transforma de acordo com as necessidades da comunidade. Seja para pesquisa, leitura, trabalho em grupo ou atividades de lazer, a biblioteca oferece um ambiente acolhedor e propício aos alunos e demais utilizadores.

Em primeiro lugar, assume um papel fundamental no incentivo à leitura, promovendo o gosto pelos livros e a(s) literacia(s) desde a mais tenra idade. Através de um acervo diversificado e atualizado, que inclui livros físicos e digitais, a biblioteca oferece aos alunos um mundo de possibilidades literárias. Também contribui, de forma inequívoca, para o sucesso académico, apoiando a concretização do Projeto Educativo da escola através da disponibilização de recursos, orientação na pesquisa e desenvolvimento de atividades de literacia, permitindo que os alunos alcancem o seu pleno potencial.

A biblioteca não é estática, está em constante mutação, um "ser vivo com alma", acompanhando as novas tecnologias, tendências pedagógicas e demandas da sociedade. Através da sua capacidade de se adaptar, garante que os alunos estejam preparados para os desafios do mundo atual. Em simultâneo, atua como um elo entre os diversos membros da comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais/encarregados de educação e stakeholders encontram na biblioteca um espaço para interagir, colaborar e construir conhecimento em conjunto.

Em suma, a biblioteca oferece aos alunos experiências únicas que vão além da sala de aula. Através de atividades culturais, artísticas, de cidadania e outras iniciativas, a biblioteca promove o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos alunos, como a criatividade, a comunicação, a autonomia e o pensamento crítico, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro.

A biblioteca é essencial na Escola!

Frederico Escada,
Diretor do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita (Loulé)

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0