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Blogue RBE

Qua | 11.12.24

A Biblioteca Escolar e a Rádio Escolar Splash

por Maria José Barroso, professora bibliotecária da EB de Piscinas, Olivais, Lisboa

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A criação da Rádio

A Escola Básica de Piscinas, em Lisboa, é semelhante a outras escolas do país, abraçando diariamente o desafio de envolver alunos com uma grande variedade de interesses, competências inesperadas e uma riquíssima diversidade cultural.

Uma vez que que a rádio é por excelência um meio de inclusão, onde é possível comunicar em qualquer língua e chegar a públicos diversificados, escolhemos desenvolver um projeto que passasse mais pela palavra falada do que pela palavra escrita.

Entendemos que deveria ser um projeto no qual os alunos fossem os protagonistas e os professores se mantivessem em segundo plano, como um recurso de apoio. Quer o nome da rádio, Rádio Escolar Splash, quer o seu logotipo, foram escolhidos por votação, a partir das propostas apresentadas por alunos.

O projeto teve início no ano letivo 2019/2020 e funciona na biblioteca escolar, sob a orientação da professora bibliotecária, que presta o apoio necessário e garante que o recurso está disponível para alunos e professores.

Para o arranque do projeto foi fundamental, por um lado, o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa que, através do Orçamento Participativo, ofereceu o equipamento e, por outro, a formação, assegurada pela Rádio Miúdos, a professores e à equipa inicial de alunos. 

Como funciona a Rádio Escolar Splash?

Foi criado um clube em que os alunos se inscrevem no início de cada ano letivo. A seleção dos novos elementos é feita por audições desenhadas e conduzidas pelos alunos veteranos de acordo com o perfil pretendido: alunos que façam uma boa gestão das relações interpessoais, que sejam criativos, com boas competências de comunicação e que criem um bom ambiente, para que a partilha aconteça. Outros aspetos valorizados são a responsabilidade ao nível da assiduidade e pontualidade.

Mas a rádio não é exclusiva do clube, estando disponível para outros alunos que a queiram experimentar de forma livre ou para os professores que pretendam usá-la como recurso educativo. Neste ponto, tem sido interessante o envolvimento dos alunos em situações como:

  • O programa de filosofia para crianças, Diverte-te a Pensar, em que eles escolhem uma pergunta como ponto de partida para uma conversa;

  • Gravação de leituras de poesias, de músicas originais e de entrevistas históricas, em articulação com os professores de Português, de Educação Musical e História e Geografia de Portugal, respetivamente.

Qual é a sua programação?

A Rádio Escolar Splash, dinamizada por este grupo de alunos, tem já alguns programas emblemáticos, tais como:

  • Todos à Mesa - Várias culturas em diálogo; 
  • Aventuras Splash - Programa de sugestões culturais; 
  • Entrevistas Splash; 
  • Os Sentimentos estão no ar - Teatro Radiofónico. 

Este ano está a arrancar:

  • Indecisões - Programa sobre problemas na adolescência;
  • Era uma vez... Historinhas Splash. 

É importante referir que os genéricos de alguns dos programas têm músicas criadas pelos alunos da escola, e que a edição dos programas é feita no Audacity pela professora bibliotecária e alguns alunos. 

Em que canais é que a Rádio é transmitida?

Os interessados podem ouvir as gravações dos programas nas plataformas de podcast Soundcloud e Spotify e ficar a par das novidades no Instagram da Biblioteca.

Qual é o balanço do projeto?

O balanço do projeto tem sido muito positivo. Os alunos mais tímidos ganham confiança e todos os envolvidos desenvolvem inúmeras competências: a construção coletiva de textos desenvolve a expressão escrita, a pesquisa de informação para os textos é um pretexto para aprofundar a literacia de informação e dos media, as visitas de estudo para os programas culturais têm alargado a experiência cultural e despertado novos interesses.

Recomendações

Para os colegas que pretendam implementar um projeto semelhante, temos duas recomendações. 
Desde logo, lembrem-se que podem fazer gravações apenas com um telemóvel e, sobretudo, não tenham medo de arriscar.

Projetos como este podem proporcionar aos alunos a oportunidade de mostrar a sua individualidade e de se motivarem para pensarem em conjunto e na diversidade, contrariando o absentismo, o abandono escolar e a desmotivação perante a escola. Desta forma, serão cidadãos mais interventivos e conscientes da sua riqueza pessoal e cultural.

Maria José Barroso, professora bibliotecária
Escola Básica de Piscinas, Olivais, Lisboa

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0