Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 27.10.20

A biblioteca da Escola Secundária D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha, na voz dos alunos

Captura de ecrã 2020-10-19, às 16.30.23 - Ana

Bibliotecas em mudança | Que biblioteca queremos?
 
A biblioteca deve estar preparada para ir ao encontro do novo sentir dos alunos. É necessário dar-lhes espaços onde se sintam bem, espaços neutros, que acolham todos os alunos.
Nestes novos espaços dentro da biblioteca, os alunos podem desenvolver projetos assentes na transdisciplinaridade, na exploração de áreas temáticas e no aprofundamento dos conhecimentos adquiridos. São colocados no centro do processo de ensino e de aprendizagem e o professor assume um papel de facilitador/ orientador, promovendo um trabalho cooperativo e a diferenciação pedagógica.
Foi essa a aposta que fizemos na biblioteca do Agrupamento de Escola de Vila Nova da Barquinha, no seguimento de uma candidatura de requalificação à Rede de Bibliotecas Escolares. Pretendemos aumentar o número de utilizações dos recursos da biblioteca pelos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e apresentar aos alunos as ferramentas necessárias para que possam desenvolver a criatividade, o trabalho colaborativo, o espírito crítico, a adaptabilidade a novas situações de aprendizagem e a capacidade de resolução de problemas reais.
No seguimento deste projeto, a voz foi dada aos alunos que nos apresentam o seu novo espaço – a biblioteca da Escola Secundária D. Maria
 
A professora bibliotecária Luísa Morais
 

_____________________________________________________________________________________________________________________