Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 03.02.22

"A ARTE DE LER E ESCREVER+"

Agrupamento de Escolas de Ponte Sor

2022-02-03.png

Na Escola Básica de Tramaga, o financiamento/apoio obtido através da candidatura “Ler e escrever + com a biblioteca”, da Rede de Bibliotecas Escolares, para implementação do Projeto "A ARTE DE LER E ESCREVER+, abriu as portas para uma verdadeira aventura literária.

No acompanhamento que a Biblioteca Escolar tem prestado aos alunos das turmas B (2º/3ºanos) e C (4º ano), nos últimos dois anos e, mediante a análise dos seus resultados escolares, considerou-se a necessidade imediata de um reforço das aprendizagens não consolidadas, através de ações de sucesso nas competências da leitura e da escrita.

O Projeto assume uma dimensão interdisciplinar, envolvendo as equipas pedagógicas que acompanham as duas turmas, com enfoque no Português, Educação para a Cidadania e Expressões. Pretende-se que o envolvimento de todos, de forma sistematizada e articulada com a Biblioteca Escolar se traduza numa melhoria significativa dos resultados escolares, nas áreas da Leitura e Escrita, enquanto competências transversais essenciais à aprendizagem dos alunos.

O trabalho a realizar durante o ano letivo consiste na realização de:

  • sessões de leitura orientada em sala de aula;
  • desafios de leitura e escrita em sala de aula e em casa;
  • tertúlias literárias dialógicas na biblioteca escolar;
  • visita de estudo ao Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor (visita-exposição de arte, visita-jogo e visita oficina escrita).

Os ALUNOS em grupos interativos irão assegurar o apoio aos colegas na leitura e na escrita, através de momentos de entreajuda, partilha, empoderamento e socialização.

Os PROFESSORES orientadores serão o motor para a implementação do Projeto, num trabalho de parceria, envolvimento e aprendizagem colaborativa.

A BIBLIOTECA ESCOLAR assegurará a requisição de livros para as sessões de leitura, apoiará a escrita criativa, dinamizará as tertúlias literárias dialógicas.

A intervenção das FAMÍLIAS será assegurada pelo estímulo, apoio e reforço aos momentos de leitura e escrita realizados com os seus educandos.

O MUNÍCIPIO garantirá o apoio social e logístico para as deslocações previstas. 

A DIREÇÃO do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor garantirá a monitorização interna e todo o apoio necessário ao desenvolvimento do Projeto.

A visita ao Centro de Artes e Cultura e à Biblioteca Municipal, pretende a recuperação de momentos de socialização de alunos e reflexão em torno de si mesmos e do mundo que os envolve, fruindo simultaneamente a leitura e a escrita. Através do seu serviço educativo, estas instituições dinamizarão uma visita-jogo e uma visita com oficina de escrita, criando sinergias que fomentem diferentes aprendizagens, o sentido crítico e criativo e a experimentação como motor do conhecimento.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0