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Blogue RBE

Qua | 25.09.24

A arte de criar cartazes: dicas e estratégias

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Para apoio ao trabalho elaboração de cartazes no âmbito das diversas ações da biblioteca escolar, relembramos um conjunto de questões a considerar:

  • Formato – os formatos mais apropriados para uso nas bibliotecas escolares têm como base dimensões/ proporções que derivam da convenção internacional Norma ISO 216 – série A, sendo adequados, tanto para publicação digital, como para impressão (de acordo com as definições técnicas de cada impressora, sendo comum o A3);

  • Orientação – a orientação comprovadamente mais adequada é a vertical, pois permite uma melhor organização dos elementos no espaço e facilita a hierarquia/ leitura (como numa página de livro);

  • Cor de fundo – deve-se ter em conta que o fundo de um cartaz é apenas acessório, um ‘apoio’, cuja função é permitir realçar os conteúdos principais da mensagem (imagem e texto) sem interferir ou criar ‘ruído’;

  • Organização dos elementos visuais e textuais – os conteúdos principais devem ser organizados hierarquicamente, devendo ser escolhido um alinhamento comum (esquerda, centro e/ ou direita). Sempre que possível, a arrumação dos vários elementos fica mais equilibrada se os alinharmos uns pelos outros;

  • Margem – por questões de segurança, deve ser acautelada uma margem ‘confortável’, um espaço sem quaisquer elementos para não se perder nenhuma informação;

  • Simplificação - na altura de tomar decisões sobre a colocação dos conteúdos no espaço, deve-se procurar soluções simples – esta opção é mais segura, mesmo que nos pareça menos ‘original’…;

  • Tipografia – a escolha de tipos de letra bem definidos e simples é importante para permitir uma boa leitura. Em cada cartaz não deve haver mais do que 2 ou 3 tipos diferentes (exceto os logotipos);

  • Texto e fundo – o texto não deve estar sobreposto a uma imagem que pretendemos realçar. É necessário separar;

  • Imagem – as imagens (gráfico, ilustração, fotografia, reprodução de trabalhos, etc.) devem ocupar uma parte generosa do espaço, por serem mais apelativas e terem uma leitura mais imediata do que o texto;

  • Seleção de imagens – as imagens utilizadas têm de acautelar as regras de privacidade e, se não forem originais, têm de precaver os direitos e respeitar a autoria (referenciar e manter as características originais – verificar permissões);

  • Redimensionamento de imagens – as imagens têm de ser redimensionadas sempre no respeito pela sua proporção original e nunca deformadas (mais um princípio fundamental para um resultado de qualidade);

  • Redimensionamento de logotipos – os logotipos têm de ser redimensionados sempre no respeito pela sua proporção original e nunca deformados, sendo sempre legíveis; consulte o manual de normas gráficas (o da RBE já está disponível), sempre que possível, para verificar se existem versões que sejam mais apropriadas ao nosso cartaz;

  • Barra de logotipos – é frequente ser necessário incluir mais do que um logotipo nos cartazes. Uma das soluções mais seguras é optar por os colocar em sequência hierárquica no rodapé do cartaz, sobre fundo branco, e alinhá-los uns pelos outros, na base e na altura, deixando espaço entre eles (no mínimo igual à sua altura);

  • Esquema de cores – num mesmo cartaz, deve-se optar por um conjunto limitado de cores, para não criar ‘ruído’, salvo algumas exceções em que a variedade de cor seja um atributo incontornável;

  • Harmonia e contraste – existem cores que combinam bem entre si e que proporcionam boa leitura, através do contraste que promovem. Na dúvida, devem-se consultar sítios em linha que nos podem apoiar*.

* Ferramentas

As ferramentas aqui sugeridas são apenas uma ínfima parte dos inúmeros exemplos que temos ao nosso dispor para nos orientar nas opções e conduzir a um produto final de qualidade.

Sempre que necessário para qualquer esclarecimento ou apoio adicional poderá ser solicitado o apoio da RBE: apoio@mail-rbe.org.

Veja também:
Rodrigues, Paulo. 2021. Desenho e conceção de um cartaz na prática do professor bibliotecário. Blogue RBE

  1. Como começar?
  2. A imagem ou forma principal
  3. O texto e o formato
  4. A composição
  5. A impressão e a afixação

 

 

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0