Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





A APIS - Associação Plataforma Internet Segura é uma plataforma de cooperação que se propõe promover uma utilização segura da Internet dando especial atenção às crianças, jovens e populações especialmente vulneráveis que navegam na Web, tendo como principal objectivo contribuir para uma reflexão alargada sobre a Segurança na Internet. Constituída por organizações da sociedade civil, a APIS integra no seu Conselho Consultivo entidades do sector público, nomeadamente a Rede de Bibliotecas Escolares.

O dia de hoje, Dia da Internet Segura, é assinalado pela APIS com uma nota enviada à comunicação social,  através da qual pretende alertar os governos e as organizações da sociedade civil para a necessidade de um papel mais activo na promoção e respeito dos direitos de todos os utilizadores da Internet. Citamos os nºs divulgados nessa nota:

  • Os/as jogadores/as estão, em média, 8 horas por semana a jogar online (saferinternet.org).
  • Os/as jovens dormem menos 2 a 3 horas por noite do que há 10 anos atrás (saferinternet.org).
  • Em Janeiro de 2010, foram registadas 18 milhões de pessoas no jogo online “Second Life(saferinternet.org).
  • O Facebook reportou mais de 500 milhões de membros activos (saferinternet.org).
  • Os/as utilizadores/as estão cerca de 700 biliões de minutos no Facebook todos os meses(saferinternet.org).
  • Há 13 milhões de jogadores/as do World of Warcraft (WoW), o maior jogo em plataforma virtual do mundo (saferinternet.org).
  • “12% das/dos crianças e jovens entre os 9 e os 16 anos referem que já se sentiram incomodadas/os ou perturbadas/os através da Internet” (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids online, 2010).
  • “Os riscos sexuais (ver ou receber imagens sexuais online) são os mais comuns, mas poucas das crianças expostas os acham nocivos” (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids online, 2010).
  •  “29% das crianças europeias dos 9 aos 16 anos que usam a internet já comunicaram com alguém que não conheciam cara-a-cara, uma actividade que pode ser arriscada, mas também divertida” (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids online, 2010).

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor