Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



NETTELLING2.png

Durante os meses de maio e junho o CIS | FCT, em colaboração com o IPDJ, irá desenvolver uma iniciativa denominada Net_Telling.

Pretende-se com este novo desafio, trazer as técnicas do storytelling para o contexto da utilização segura, consciente e responsável da Internet e convidar os jovens a, de uma forma criativa, contarem-nos estórias pessoais e verídicas relacionadas com os seus usos da Internet.

A facilitação deste Workshop estará a cargo do ator e guionista Pedro Gorgia e da escritora Fátima Freitas.

 

O Centro Internet Segura desafia-te a participares no workshop “Net-Telling”

 

O Centro Internet Segura, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), desenvolveu o Net_Telling, um novo recurso que utiliza a técnica de storytelling sobre a atual cultura virtual juvenil, focado no relacionamento dos jovens com a Internet. Esta oficina requer o «trabalho e a divulgação de experiências reais e concretas que envolvam testemunhos de jovens na primeira pessoa.»

 

O que é o NET_TELLING?
É um workshop de «contadores de estórias», que utiliza as técnicas de storytelling para criar momentos de aproximação e empatia real e explorar cidadanias ativas e literacias digitais, através de uma maior consciencialização das possibilidades de conexões digitais em ambientes confiáveis.

 

Alguns dados importantes sobre a realização deste Workshop:

 

>  Quem são os facilitadores: Fátima Freitas & Pedro Górgia

>  A quem se destina: 15 jovens (entre os 18 e os 30 anos)

>  Qual é o número e a duração das sessões: 5 sessões com a duração de 2,5 horas e uma apresentação final

>  Qual é a periodicidade: semanal

>  Quando se realiza: maio e junho de 2019

>  Qual é o horário das sessões: entre as 18h e as 21h

>  Onde é que se vai realizar: auditório da sede do IPDJ, na R. Rodrigo da Fonseca, 55. 1250-096 Lisboa.

 

Qual é o processo de seleção dos participantes?
O processo de seleção irá apreciar a tua experiência na área do digital, o gosto pela representação e pela criatividade, expressas no formulário de inscrição. A seleção ficará a cargo do Centro Internet Segura em colaboração com os autores do workshop: Fátima Freitas & Pedro Górgia. Os participantes selecionados serão contatados pelo Centro Internet Segura no dia 2 de maio. No final do workshop os participantes farão uma apresentação pública e a gravação audiovisual do resultado das histórias trabalhadas no atelier. Este workshop é gratuito e no final tens direito a um certificado de participação. Acreditamos que esta iniciativa poderá proporcionar-te um contato direto com as temáticas do relacionamento online na primeira pessoa e explorar de forma consciente e responsável o mundo digital.

 

Como é que te podes inscrever?
As inscrições estão abertas até ao dia 22 de abril, através do formulário disponível no final desta página, ou através do endereço https://goo.gl/forms/zormY5lHq9tHZ6n73.

  

"Porque me devo inscrever?" Porque nunca se diz "não" a desafios como estes, em que trabalhas com profissionais da comunicação acrescentando experiência e valor ao teu Curriculum Vitae pessoal.

 

Consulta o programa em: https://bit.ly/2YvaPxv

 

Toda informação está disponível na página do Centro Internet Segura: https://www.internetsegura.pt/noticias/nettelling

 

No caso de necessitares de algum esclarecimento adicional, contacta-nos através do endereço de email internetsegura@fct.pt e coloca no assunto "NET_TELLING".

Autoria e outros dados (tags, etc)

europa.png

Quantas pessoas vivem em Itália? Qual é o sistema político na Lituânia? E como se chama a capital de Chipre? Descubra as respostas a estas e a muitas outras perguntas na versão atualizada da brochura "União Europeia - Factos e números". Esta brochura tem um formato prático e dá informações essenciais sobre a União Europeia e as suas instituições, Estados-Membros e países candidatos. Contém factos sobre as línguas oficiais, os sítios Web dos governos e outros dados úteis sobre cada país.

 

Esta publicação está disponível nas 24 línguas oficiais da UE.

 

2017, 88 Pages, Brochuras

 

ReferênciaPublicações - Consilium. (2019). Consilium.europa.eu. Retrieved 3 April 2019, from https://www.consilium.europa.eu/pt/documents-publications/publications/?keyword&dateFrom=2017%2F05%2F01&dateTo=2017%2F05%2F01&utm_source=facebook.com&utm_medium=cpc&utm_campaign=2019-04-EU-booklet-PT

 

Conteúdo relacionado

Autoria e outros dados (tags, etc)

Christian Gálvez · Apresentador e divulgador

 

Referência: Da Vinci: no hace falta ser un genio para ser genial. (2019). BBVA Aprendemos Juntos. Retrieved 3 April 2019, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/da-vinci-no-hace-falta-ser-un-genio-para-ser-genial-christian-galvez/

Autoria e outros dados (tags, etc)

diadolivroinfantil.jpg

 

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.

 

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

 

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2019, a DGLAB convidou a ilustradora Abigail Ascenso, vencedora de uma Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz.

 

Abigail Ascenso nasceu em 1979, em Leiria. Licenciada em Design de Comunicação/Arte Gráfica pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, fundou em 2003, com Fedra Santos, o atelier Furtacores Design e Comunicação, onde tem desenvolvido trabalho nas áreas de design gráfico, fotografia e ilustração infantil. Tem realizado exposições individuais de ilustração infantil e participado em colectivas de pintura. Com o livro Gaspar, o dedo diferente (texto de Ana Luísa Amaral), participou na mostra «100 Livros para o Futuro» promovida pela DGLAB na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2012. Ilustrou já mais de uma dezena de livros para os mais novos. Em 2018 recebeu uma das duas Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração com o livro “A Noite”, com texto de Manuel António Pina.

 

A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Lituânia, consta de um texto e cartaz do escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius. Pode ser encontrada em http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2019/?L=0.

 

Cartaz de Abigail Ascenso em jpg.: DILI_19_Abigail.jpg

Cartaz de Abigail Ascenso para impressão:DILI19_Abigail.pdf 

Texto de Kęstutis Kasparavičius traduzido para português:DILI_texto_Lituânia_trad.pdf 

 

ReferênciaDIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2019 . (2019). Livro.dglab.gov.pt. Retrieved 2 April 2019, from http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DIA-INTERNACIONAL-DO-LIVRO-INFANTIL-2019.aspx

 

Conteúdo relacionado:

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

É bom lembrar que saber ler não é uma opção na nossa espécie. Ler é uma condição para fazer parte da vida em sociedade.

 

Saber ler não é instinto. Curiosidade é, em qualquer espécie animal. Movidos pela curiosidade podemos ser levados a ler. E escrever para narrar nossas descobertas.

 

E para o que não há receita, a “receita” é: ler para crianças desde sempre, por afeto e por direito.

 

Isto porque, no caso da nossa espécie, mundos inteirinhos são narrados ou inventados pela palavra, sendo que desde o dia em que há uns 6 mil anos atrás os sumérios organizaram tudinho na chamada escrita cuneiforme nos tornamos a única espécie viva na Terra a seguir pensando, imaginando e escrevendo, e lendo, e pensando, e escrevendo num ciclo sem fim. De histórias de ninar à teoria das espécies passando por romances, nanotecnologia e bibliografias históricas, seja para tratar de revoluções, criar e partilhar utopias nós escrevemos e, para saber o que está escrito, lemos.

(...)

Ler mais >>

 

Referência: A importância de ler para crianças desde sempre, por afeto e por direito. (2019). Euquerominhabiblioteca.org.br. Retrieved 31 March 2019, from http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/2019/03/a-importancia-de-ler-para-criancas-desde-sempre-por-afeto-e-por-direito/

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

ine.png

Finalistas da fase nacional

Terminou a fase nacional da Competição Europeia da Estatística (European Statistics Competition) – ESC2019, dinamizada a nível europeu pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e, em Portugal, pelo Instituto Nacional de Estatística.

 

Conjugando os resultados obtidos nas duas avaliações que constituíram esta fase da ESC2019, foram apurados os seguintes finalistas:

Categoria A

  Equipa Pontuação final Escola
       
1.º Kolgomorov (pdf) 9,394 Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas)
       
2.º Fractais (pdf) 9,190 Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)
       
3.º 2πrates (pdf) 9,058 Escola Secundária Jaime Cortesão (Coimbra)
       
4.º Lastrange (pdf) 8,924 Colégio Júlio Dinis (Porto)
       
5.º GAS (pdf) 8,753 Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves (Torres Novas)

 


 

Categoria B

  Equipa Pontuação final Escola
       
1.º StormTeam (pdf) 9,649 Externato Santa Joana (Ermesinde)
       
2.º Statistics (pdf) 9,086 Colégio Júlio Dinis (Porto)
       
3.º L_ao_Cubo (pdf) 8,966 Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia (Godim)
       
4.º Mat7189 (pdf) 8,839 Externato Santa Joana (Ermesinde)
       
5.º r_euclides(pdf) 8,678 Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia (Godim)

 


As duas equipas com a pontuação mais alta de cada categoria ficaram automaticamente apuradas para participar na fase europeia da Competição.

O Instituto Nacional de Estatística congratula-se com o grau de participação obtido e felicita cada um dos participantes, com natural destaque para os vencedores e os finalistas. Simultaneamente, manifesta a sua expetativa de que esta Competição tenha contribuído para incentivar em todos os que nela participaram o interesse pela Estatística e pelas estatísticas.

 

Referência: European Statistics Olympics (ESO). (2019). Ine.pt. Retrieved 30 March 2019, from https://www.ine.pt/scripts/esc2019/esc_participation.htm

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)

financ.PNG

Quando navegas na internet tens noção dos riscos?

bp.PNG

Ler mais >>

 

Conteúdo relacionado:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

 

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)

constancia.PNG

 

Apresenta-se a Biblioteca Escolar  do Agrupamento de Escolas de Constância.

 

Com presença forte na Web, o blogue apresenta-se atualizado, vivo, projetando a biblioteca para fora de portas, abrindo-a à comunidade. O número de visualizações, 90 268,  fala por si. Destaque para a Biblioteca digital e para o conjunto de  Livros digitais.

 

Por sua vez a página web do Agrupamento permite o acesso rápido ao blogue das bibliotecas, a partir do menu de navegação principal.

 

Oiçam agora aqui um pouco da história das bibliotecas escolares deste Agrupamento, na voz do professor bibliotecário, António José Saraiva Marques:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

slogans.png

Regulamento | Concorre aqui |

 

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) está a promover até 31 de maio um concurso de slogans sobre o AMOR, tendo como pano de fundo dados recentes sobre violência no namoro.

 

A iniciativa foi lançada durante a visita da Ministra da Cultura à exposição daquele museu, denominada Amor Impresso-350 anos das cartas de Mariana Alcoforado, e patente precisamente até ao final de maio.

 

Baseado no papel educativo do museu, o concurso tem os seguintes objetivos:  

Promover a reflexão sobre o tema Amor vs Violência (no namoro), estimular a capacidade criativa dos jovens, motivar os jovens para a participação cívica num tema que a todos diz respeito, congregar um conjunto de boas ideias para futuras campanhas de promoção do amor e das boas relações interpessoais e suscitar debates sobre o tema nos mais variados espaços educativos.

 

Os destinatários deste concurso são jovens portugueses até aos 25 anos.

 

Perante a grave situação que denunciam estatísticas recentes, apela-se a todos os educadores que promovam debates sobre o tema, numa ação cívica que a todos diz respeito.

 

Solicita-se a afixação do cartaz.

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)


RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor