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Corporate author: UIS [560], FHI 360 (USA) [2], Oxford Policy Management (UK) [2], University of Cambridge (UK). Research for Equitable Access and Learning Centre [2]
ISBN: 978-85-7652-241-6
Collation: 143 pages
Language: Portuguese
Also available in: English
Year of publication: 2019
Type of document: book

 

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Programa |

 

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira | 09 e 10 de julho/2019

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Programa | Registo | Informações práticas |

 

O Evento

Ciência 2019 é mais uma edição do encontro anual dos investigadores portugueses.

2019 é um ano especial repleto de celebrações científicas: 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, e 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, tendo as Nações Unidas e a UNESCO declarado que 2019 seria o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Encontro Ciência 2019 destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Por isso, este encontro tem como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

É promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Encontro Ciência 2019 conta ainda com o Reino Unido como país convidado, com o qual Portugal tem a mais antiga aliança internacional em vigor.

Estamos certos que, com a colaboração de todos, criaremos mais um grande momento único de reflexão anual sobre o estado da Ciência e da Tecnologia em Portugal e na Europa.

Zita Martins
Comissária do Ciência 2019

 

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Ler e Formar Leitores no século XXI – os media, as literacias e as liberdades fundamentais dos cidadãos - Évora

 

Oiça a comunicação de  Maria Madalena Costa Oliveira (Universidade do Minho) no "Painel – A compreensão e o papel dos media na democracia e participação social" :

 

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A Rádio Miúdos dá a conhecer um Torneio Nacional de rádio sobre hábitos de consumo entre os jovens e como melhorá-los

CONSUMIR COM CABEÇA é o nome de um torneio que se vai desenrolar em direto na emissão da Rádio Miúdos em escolas de todo o país.

 


A Rádio Miúdos produz este torneio a nível nacional para os alunos do 3o ciclo, (7o, 8o e 9o anos).

 

Todas as escolas públicas e privadas do país poderão participar.

 


E a forma de o fazer, é compor um spot de rádio sob o tema do consumo ou consumismo. A fase de recepção de trabalhos teve início hoje e vai até ao dia 3 de Novembro de 2019.

 


Os dois melhores trabalhos das 7 regiões (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), serão selecionados para participar nas finais regionais, a partir de Janeiro de 2020.

 

 

Nestas finais regionais (que serão transmitidas em direto na Rádio Miúdos) as equipas estarão no estúdio ao vivo, para responder a desafios e ao questionário, propostos durante o programa.

 


O evento conta ainda com uma oficina de rádio, onde os miúdos irão praticar algumas actividades da rotina de uma estação.

 


Uma grande final irá depois acontecer nos estúdios da Rádio Miúdos a 24 de Junho, onde as equipas (vencedoras a nível regional) estarão frente a frente, para apurar os 3 primeiros a nível nacional.

 


CONSUMIR COM CABEÇA é um concurso radiofónico produzido pela Rádio Miúdos, com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e foi construído com base no Manual de Educação do Consumidor bem como no Referencial de Educação do Consumidor, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, regendo-se pelas informações e diretivas dos mesmos.

 


Alguns dos temas de abordagem são propostos desde já – alimentação, publicidade e media, jogos e brinquedos e saúde e segurança, entre outros.

 


O concurso foi hoje divulgado às escolas e é já o terceiro concurso radiofónico criado pela Rádio Miúdos para os alunos do ensino básico do país, depois de “põe a tua terra nos píncaros”, 2016/17 e “Um herói da tua terra” 2018/19.

 


Para descarregar o Regulamento, clique aqui ou aceda em:
http://bit.do/RegulamentoConsumirComCabeca

Contactos da Rádio Miúdos:
geral@radiomiudos.pt |+351 262 609 239 | +351 934 309 421

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Ler e Formar Leitores no século XXI – os media, as literacias e as liberdades fundamentais dos cidadãos

 

Oiça aqui a comunicação de Vitor Tomé - "Preparar cidadãos ativos e capazes de ler o(s) mundo(s) hoje: desafios e constrangimentos"  com moderação de Isabel Mendinhos:

 

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"Os preconceitos são um grande problema. O meu pai é da Índia e a minha mãe do Luxemburgo. Eu cresci na Índia e, sendo um pouco mais velho, mudei-me para o Luxemburgo. E lá experienciei preconceitos ".

 

No vídeo, o escritor de ciência Ranga Yogeshwar reflete sobre os preconceitos como sendo parte de nossa vida diária e afirma que temos de os combater com factos.

 

Atualmente, nas redes sociais há uma discrepância enorme entre o que percebe o público e os factos.

 

Ranga defende que num mundo aparentemente culto, os preconceitos e as ideais falsas são muito abundantes: “Eu acredito que como filhos do iluminismo, temos de combater o medo com os factos. Temos que mostrar os factos. É melhor ter informação. E com Internet e com um conhecimento cada vez maior, podemos obtê-la, mas há que ter os olhos bem abertos".

 

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Apresentação | Inscrição | Temas | Oradores convidados |

 

O 21º SIIETomar2019 decorre em Tomar, de 21 a 23 de novembro, numa organização conjunta do Politécnico de Castelo Branco e do IPT . Instituto Politécnico de Tomar.

 

Submissões de artigos até 21 de julho de 2019

 

O SIIE 2019 recebe propostas de artigos completos e posteres. Será também organizado um Simpósio Doutoral.

 

Os artigos completos devem ser originais, relatórios não publicados de trabalho significativo ou integrar  pesquisas em desenvolvimento relacionadas com os temas da conferência. As submissões devem ser limitadas a um número máximo de 6 páginas.

 

Os pósteres devem descrever trabalhos em andamento, incluindo preferencialmente alguns resultados preliminares. As submissões devem ser limitadas a um número máximo de 2 páginas.

 

A Comissão de Programa terá em conta a qualidade, a originalidade e a relevância dos trabalhos. A Comissão de Programa pode aceitar como póster um texto originalmente submetido como artigo completo. Nesse caso, será solicitado aos autores que enviem uma versão final limitada a um máximo de 2 páginas.

 

O SIIE 2019 incluirá um Simpósio Doutoral. Pretende-se reunir estudantes de doutoramento que trabalham na área das TIC em Educação. O Simpósio Doutoral dar-lhes-á a oportunidade de apresentar a sua investigação e de a discutir com os pares. As submissões devem ter um único autor, mas o nome dos orientadores deve ser mencionado no artigo. As submissões devem ser limitadas a 4 páginas.

 

 Todas as contribuições devem ser escritas em inglês (preferencialmente), português ou espanhol usando o modelo IEEE (https://www.ieee.org/conferences/publishing/templates.html).

Todas as propostas devem ser submetidas através da plataforma EasyChair em https://easychair.org/conferences/?conf=siie20190

 

Publicação

Os trabalhos aceites e os pósteres serão publicados nas Atas do SIIE 2019, disponibilizadas  durante o evento.  Estas atas serão publicadas como post-proceedings na IEEE Xplore.

 

Os autores com os melhores trabalhos serão convidados a preparar e submeter versões ampliadas para serem integradas, após uma nova revisão por pares, para publicação nas edições das seguintes publicações científicas:

 
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Badillo Matos, Ángel. La sociedad de la desinformación: propaganda, «fake news» y la nueva geopolítica de la información. Madrid: Real Instituto Elcano, 2019

 

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A desinformação tem emergido como uma questão de importância pública através de vários escândalos que no cenário internacional recuperaram o debate sobre o fluxo internacional de informações, as suas conexões com os interesses geoestratégicos de certos países e os efeitos que têm sobre os cidadãos. 

 

É um debate recorrente, mas desta vez tem novos ingredientes: a natureza das redes digitais permite utilizá-las não só para disseminar informação, mas também para atacar, mediante técnicas informáticas, servidores de dados (para modificá-los, roubá-los ou destruí-los); as redes sociais e a personalização da informação recebidas através delas implicam novas formas de romper a esfera pública, e os cidadãos incorporaram as práticas de produção e consumo de informação digital sem grande conhecimento da lógica desses novos meios, transferindo-os dos media tradicionais. 

 

Este texto analisa as transformações que deram origem ao novo ecossistema e propõe, a partir do estudo das iniciativas europeias sobre a desinformação, um modelo de análise da situação e o reforço da ação coordenada europeia desde Espanha.

 

Referência: Arévalo, J. (2019). La sociedad de la desinformación: propaganda, «fake news» y la nueva geopolítica de la informaciónUniverso Abierto. Retrieved 26 June 2019, from https://universoabierto.org/2019/06/26/la-sociedad-de-la-desinformacion-propaganda-fake-news-y-la-nueva-geopolitica-de-la-informacion/

 

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Referência: VIVO, A., INTERMEDIO, E., COCINA, P., TARDE, M., NOCHE, L., PARDO, L., & OBJETIVO, E. (2019). El milagro portugués: ¿cómo pasar del 45% de analfabetismo a convertirse en el modelo de la educación?LaSexta. Retrieved 25 June 2019, from https://www.lasexta.com/programas/el-intermedio/gonzo/como-pasar-de-un-45-de-ciudadanos-analfabetos-a-convertirse-en-el-milagro-educativo-el-ministro-de-educacion-de-portugal-nos-da-las-claves-video_201906245d1137d10cf2f662f39b3fc5.html

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